Nota fiscal carioca: como funciona e quais os benefícios - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Nota fiscal carioca: como funciona e quais os benefícios

Se você mora na cidade do Rio de Janeiro, saiba como funciona a Nota Fiscal Carioca e quais os seus benefícios!

A Nota Fiscal Carioca é uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) que deve ser emitida sempre que houver a cobrança de um serviço prestado na cidade do Rio de Janeiro. Esse documento é essencial para que o estado saiba sobre o dinheiro que está sendo movimentado nesta transação e faça a cobrança dos impostos.

Quando você contrata um serviço e solicita a nota carioca com o seu CPF, você tem direito a alguns benefícios. Veja agora como funciona a nota carioca e como são esses benefícios.

Como funciona a Nota Fiscal Carioca?

Sempre que você contratar um serviço com determinada empresa, você deve solicitar um recibo que, neste caso, é a nota carioca. Este documento formaliza o negócio feito, significando, muitas vezes, que o pagamento já foi efetuado. A nota carioca é importante para você ter como comprovar, se for preciso, que solicitou o serviço e que pagou por ele.

Para solicitá-la, basta informar o seu CPF no momento em que o prestador do serviço emitir a nota. Depois, é só fazer o cadastro, que por sua vez, exige que você entre no site da nota carioca, selecione as opções “Acesso ao Sistema” e “Não possui senha?”, e preencha os campos com os seus dados pessoais, como CPF, RG, data de nascimento, nome, entre outras informações.

Quais são os benefícios da Nota Fiscal Carioca?

A cada nota carioca emitida no seu CPF, você acumula créditos. Quando um serviço é realizado e cobrado, é tributado sobre ele o Imposto Sobre Serviço (ISS). Ao solicitar a nota carioca, o consumidor final tem o direito de restituir 10% do valor deste imposto e utilizar o dinheiro para abater o IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano.

A quantia acumulada tem prazo de validade, podendo ser usada em até dois anos, apenas. Portanto, não deixe de recuperar o seu crédito no prazo, para não perdê-lo.

Outro benefício é o recebimento de números para participar de sorteios promovidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro – cada nota equivale a um número, que está escrito na própria nota, e vale para um único sorteio. Os sorteios são periódicos.

Além disso, enquanto a nota tradicional é impressa e entregue, a nota carioca é eletrônica, gerando uma economia favorável para o prestador de serviço, que não gasta papel, para você, que não precisa ficar guardando ou descartando posteriormente, e para o meio ambiente.

Por que pedir a nota carioca?

Quando você pede a nota carioca, você estimula que os prestadores de serviços a emitam, evitando a sonegação de impostos. Você ainda tem benefícios, restituindo parte do dinheiro e concorrendo a prêmios. Portanto, não deixe de pedir sua nota carioca e ter vantagens com isso!

 Veja também!