Financiamento coletivo: como ter dinheiro para seu projeto

  • Google+
  • LinkedIn

Não é dono de uma microempresa? Não tem problema! O microcrédito não é o único caminho para levantar dinheiro. Descubra como tirar seu projeto do papel com os financiamentos coletivos

Financiamento coletivo como ter dinheiro para seu projeto



Quem é microempreendedor tem acesso facilitado a linhas especiais de crédito com taxa de juros e prazos de pagamento vantajosos. Mas se você não é dono de uma pequena empresa, nem por isso precisa desistir dos seus sonhos. Sites que organizam financiamentos coletivos, chamados de crowdfunding, estão cada vez mais acessíveis. Neles, você divulga seu projeto e espera pela doação de quem gostou da sua ideia. Saiba como levantar essa grana!

O que é o crowdfunding?

Conhecido como financiamento coletivo, o crowdfunding funciona assim: você coloca sua ideia ou projeto em um site e informa o valor que precisa para realizá-lo. Ao visitar esses sites, quem está interessado em investir na sua ideia pode fazer uma contribuição. Muitas plataformas de financiamento coletivo avaliam os projetos antes de colocá-los no site, então, procure explica muito bem qual é a sua ideia. O Catarse é um exemplo deste tipo de plataforma e, atualmente, a maior do Brasil. Segundo o porta voz da empresa, Felipe Caruso, mais da metade dos projetos do Catarse alcançam a meta.

Mas este site não é o único! Conheça outras quatro empresas que organizam o financiamento coletivo e quais as regras de cada uma para levantar a grana que você precisa!

Catarse

Aqui, a arrecadação do dinheiro funciona no sistema tudo ou nada. Ou seja: quem atingir a meta de dentro do prazo máximo 60 dias, recebe a grana. Caso contrário, o dinheiro volta para quem fez a contribuição. Vale saber que o Catarse fica com uma comissão de 13% sobre o valor dos projetos que baterem ou ultrapassarem a meta.

Como participar: é necessário enviar um vídeo explicando qual a sua ideia. O projeto será aprovado ou não pela comissão do Catarse, que vai analisar a proposta. Tente fazer um vídeo que explique bem qual é o seu projeto, assim você tem mais chances de ser aprovado.

Kickante

O Kickante também trabalha com o sistema tudo ou nada e fica com uma porcentagem de 12% dos projetos que atingirem a meta dentro do prazo. Além disso, essa plataforma oferece a opção de Campanha Flexível, na qual você leva o que foi arrecadado independentemente de ter atingido a meta ou não. Nesse caso, se o objetivo não for atingido, a comissão do site sobe para 17,5%.

Como participar: você deve criar uma página na plataforma chamada “Rascunho”. Esse é o espaço para explicar qual o projeto, como pretende executá-lo e o mais importante: o principal motivo para os outros contribuírem. Depois de finalizada essa página, basta clicar em Lançar Campanha para que a página de arrecadação comece. Os projetos não passam pela aprovação do site e a sua campanha só será retirada do ar se a equipe do Kickante encontrar alguma violação aos termos de uso e de compromisso da plataforma.



Juntos Com Você

Com o objetivo de ajudar a realização de projetos com impacto social, a Juntos com você é uma plataforma específica para ONGs e empreendedores sociais que desejam levantar uma grana. Os projetos devem ter relação com a inclusão social, a melhora na qualidade de vida de pessoas em situação vulnerável, causas ambientais ou qualquer temática que envolva a defesa dos Direitos Humanos. O site sempre avalia as inscrições para aprová-las ou não.

Impulso

Voltado especificamente para empreendedorismo, o site também trabalha no modelo de arrecadação tudo ou nada e dá prioridade aos projetos voltados para o microempreendedorismo ou às organizações com fim social. Caso o seu projeto seja bem sucedido, o site ficará com uma comissão de 12% do valor arrecadado.

Partio

Com o foco em projetos culturais, o Partio é uma plataforma para levantar fundos que incentivem a cultura, divulgando tanto propostas independentes quanto apoiadas pela lei brasileira (Lei Rouanet, Lei do Audiovisual e PROAC). Para participar, é necessário enviar um vídeo explicando a sua ideia para a comissão do site fazer uma avaliação.



A plataforma também oferece ajuda na gravação do vídeo, disponibilizando gratuitamente um espaço no estúdio ou dando uma força na edição de vídeos já prontos. O Partio recebe 10% do valor captado quando o projeto arrecada tudo que pediu. Se a meta não for atingida, o dinheiro será destinado ao Fundo Nacional de Cultura.

Gostou da ideia? Fique atento e saiba tudo sobre como ter mais dinheiro.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.