Faça um curso rápido para se destacar no mercado de trabalho

  • Google+
  • LinkedIn

Conheça as vantagens deste tipo de curso e comece a turbinar o seu currículo!

Faça-um-curso-rápido-e-se-destaque-no-mercado-de-trabalho



Os cursos rápidos podem ser um ótimo caminho para quem quer entrar logo no mercado de trabalho. Afinal, além de muitos serem gratuitos, eles duram menos de um ano e têm uma carga horária que permite a combinação entre trabalho e estudo.

Esse tipo de formação também oferece oportunidades para quem deseja se especializar. “São cursos indicados para quem procura noções básicas sobre um assunto ou para quem já é formado nesse assunto”, explica a coordenadora de educação do Senac São Paulo, Ana Luiza

4 vantagens do curso rápido

1. Formação rápida

Em pouco tempo ele capacita o aluno para atuar no mercado de trabalho. Existem cursos profissionalizantes que duram menos de uma semana, por exemplo.

2. Prática no lugar da teoria

As aulas são focadas em um tema e costumam ser mais práticas do que teóricas. Isso permite que você tenha uma ideia do dia a dia na profissão, o que pode ser bem diferente das aulas teóricas em sala de aula.

3. Vale como hora complementar

O Ministério da Educação (MEC) exige uma quantidade mínima de horas complementares para serem entregues em cada curso. Se você está cursando algum curso de graduação, esses cursos livres podem ser registrados como hora complementar na sua faculdade e colocar você mais perto do seu diploma!

4. Ocupa o tempo

Está de férias dos estudos ou procurando emprego? Fazer um curso é uma ótima opção para ocupar o seu tempo de forma produtiva. Além de investir no seu futuro, você faz novas amizades e aumenta a sua rede de contatos, o que pode levar a uma possível contratação.

Existem cursos de especialização para:



– Administrador de pequenas empresas;
– Cabeleireiro;
– Depilador;
– Manicure;
– Costureiro;
Cuidador de idoso;
– Técnico de informática;
– Cozinheiro;
– Agente de turismo.

Não sabe qual escolher? Fique por dentro de áreas promissoras para fazer um curso!

Cursos rápidos no setor de tecnologia: a formação prática na área de Tecnologia da Informação é essencial para formar um profissional seguro, além de dar mais profissionalismo para o seu currículo. Você pode ainda fazer bicos consertando e reconfigurando os computadores da sua vizinhança para levantar aquela grana extra. Se interessou pela área? Fique por dentro do mercado de trabalho para o setor de TI.

Cursos rápidos no setor de beleza: para quem trabalha com revenda de cosméticos ou simplesmente se interessa por estética, investir em cursos de maquiagem e cabelo pode turbinar a venda dos seus produtos. Marque um encontro em casa e produza as suas amigas! Além de se divertir, você aplica os conhecimentos do curso e faz propaganda dos cosméticos.

Cursos rápidos no setor de alimentos: outra via para aumentar o dinheiro do mês é apostar na cozinha. Cursos de bolo e confeitaria ou comidas típicas de um determinado país ou região do Brasil vão turbinar suas habilidades na cozinha, e você pode utilizá-las para vender marmita ou fazer doces para encomenda.

Onde estudar: “Esse tipo de curso não é regulamentado, então procure tomar cuidado na hora de procurar qual fazer”, alerta a coordenadora do Senac. Um caminho é ir atrás da opinião de outros alunos que já fizeram o curso que você escolheu e buscar na internet se não existem reclamações contra a escola.

Veja alguns locais que oferecem cursos rápidos em todo o país:

– Senac
– Prepara
– Projeta Cursos Profissionalizantes
– CEBRAC
– Instituto Embelleze
– Senai (para encontrar os cursos mais próximos de você, digite “Senai + o nome do seu estado” no Google e pesquise no site do Senai)

O Estado de São Paulo também tem o Via Rápida Emprego, um programa de cursos gratuitos de curta duração para quem quer entrar no mercado de trabalho. Saiba mais clicando aqui.



Dica: Algumas cidades têm projetos de cursos rápidos para capacitar a população. Vá até a prefeitura ou à Secretaria Municipal do Trabalho da sua cidade e informe-se!

Procura um curso profissionalizante? Descubra quais são os cursos técnicos que darão dinheiro nos próximos anos.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.