Entenda os prós e os contras de trabalhar em casa

Você já pensou em trabalhar em casa, perto dos filhos e longe do trânsito?  Com o home office, esse sonho é possível!  \o/

Quem trabalha em casa pode ser PJ ou ter carteira assinada. No último caso, a pessoa tem os mesmos benefícios de quem trabalha no escritório: férias, recolhimento do FGTS e 13º salário.

Mas trabalhar dessa forma tem algumas particularidades. Conheça mais sobre esse tipo de trabalho!

As vantagens do home office…

– Trabalhando em casa, você não tem gastos com transporte e não tem que encarar congestionamentos ou trens lotados para chegar ao trabalho.

– Você pode construir um ambiente bem sossegado para trabalhar. Uma dica é usar um quarto como escritório. Ele será um pedacinho do trabalho no seu lar, e assim será mais fácil separar a vida profissional da pessoal.

– Dá para conciliar melhor os afazeres do trabalho com a vida privada. E isso é bem legal para quem tem filhos, pois fica mais fácil ir às reuniões da escola ou acompanhar uma consulta médica.

 …e suas desvantagens

– Trabalhar em casa pode desconcentrar muito: televisão, filhos, bicho de estimação… Por isso, converse com quem mora com você para que não te atrapalhe durante o expediente. E tente focar ao máximo no seu trabalho.

– Fica mais difícil saber qual é o horário de trabalho e o de lazer. Por isso, faça um quadro de horários e tente seguir como se estivesse trabalhando no escritório.

– Fazendo home office, você estará trabalhando sozinho. Por isso, é importante que você tenha a iniciativa de manter o contato com outras pessoas da sua empresa ou que trabalhem na sua área.

Se você for mãe, trabalhar em home office pode ser uma boa alternativa. Mas sem esquecer o limite entre o tempo para o trabalho e para os seus filhos. 😉




comentários