Entenda o edital de concurso público e se prepare para a prova

  • Google+
  • LinkedIn

Este documento traz todos os detalhes sobre a vaga e a prova, como salário, horários e matérias que você precisa estudar 

Entenda-o-edital-de-concurso-público-e-se-prepare-para-a-prova



Ser aprovado em um concurso público significa construir uma carreira com estabilidade e bons salários. Por esse motivo, as vagas de trabalho para funcionários públicos costumam ser muito concorridas.

Então, para garantir sua vaga, você precisa se destacar! O primeiro passo é entender o edital da prova. Esse documento funciona como um guia para todos que vão participar do concurso.

O que você encontra no edital

“Nele estão todos os detalhes do concurso”, afirma o professor da Central de Concursos, Roberto Witte. Entre outras informações, o edital mostra:

– O número de vagas do concurso;
– Para qual cidade e estado as vagas foram abertas;
– Os detalhes dos cargos, como salário e a descrição das atividades;
– Se existem cotas para deficientes;
– A data de inscrição e onde fazer;
– Qual é a taxa de inscrição e como pedir isenção, para quem não pode pagar;
– A data, o horário e o lugar da prova;
– Quais são as matérias que caem na prova, e se existem avaliações específicas;
– Quais matérias valerão mais pontos na nota final;
– Quando o resultado será divulgado e as datas de contratação.

Dica: O edital também mostra quem organiza o concurso. Isso é importante porque você pode procurar na internet as provas anteriores dessa organizadora e treinar!



Fique atento

Você precisa estar atento a algumas informações, como data e local de prova. “Presenciei um caso em que o edital explicava que a prova seria às 13 horas, no horário de Brasília. Mas um candidato de Manaus não prestou atenção nesse detalhe e chegou uma hora atrasado”, conta o professor.

Por isso, leia tudo com atenção. E não esqueça: a concorrência é grande, então se dedique aos estudos!



Dica Konkero

 7 dicas de como se preparar para a entrevista de emprego

10 dicas para acertar no currículo





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.