Empresa limpa o seu carro gastando somente um copo de água!

  • Google+
  • LinkedIn

O empreendedor Marcos Mendes desenvolveu uma fórmula que usa apenas 1% da água necessária para lavar um carro, seja em casa ou no lava-rápido. Surpreenda-se com essa história!

lavar carro



Que tal usar um copo de água para lavar todo o carro e ter uma atitude sustentável? Isto é possível desde a criação da empresa Aqua Zero, em 2009. O responsável por essa ideia criativa, Marcos Mendes, era dono de lava rápido tradicional e não se conformava com a quantidade de água perdida em cada lavagem. Com a intenção de comandar uma empresa sustentável, ele desenvolveu uma fórmula que consegue limpar os automóveis gastando entre 300 ml e 900 ml de água. A ousadia deu certo e Marcos está ampliando o negócio no mercado de franquias. Isso significa que você também pode comandar um lava-rápido sustentável se quiser investir nessa microfranquia.

A história do empreendedor

Em 2007, Marcos trabalhava na área de informática além de ter um lava-rápido como fonte de renda extra. Com o tempo, ele sentiu vontade de sair do emprego para cuidar do próprio negócio e colocar em prática algumas ideias ousadas. “Naquela época, um método de lavagem econômica começou a ganhar espaço, e eu me incomodava com a quantidade de água que era gasta em uma lavagem tradicional. Acho que uma coisa levou à outra e eu comecei a criar a proposta da Aqua Zero que seria gastar menos água”, lembra o empresário.

No começo, Marcos precisou de persistência para seguir em frente. O principal era desenvolver a fórmula certa, afinal, todo o negócio dependia disso. “A primeira versão funcionou, mas ainda não estava da maneira que eu queria. Então, continuei fazendo testes”, lembra o empresário. Com um investimento inicial de 500 mil reais, Marcos chegou à fórmula que queria naquela época. O produto tem Cera de Carnaúba e Teflon, componentes que dão brilho e protegem a pintura do carro. Quando a mistura é diluída com água e pulverizada no veículo, fica mais simples remover a sujeira com flanela. E é assim que acontece a economia de água! Mesmo se o carro estiver muito sujo, a lavagem consegue um bom resultado. “Nesse caso, o que muda é o trabalho para removê-la”, esclarece Marcos Mendes. O custo depende da quantidade de produto que será utilizada, sendo assim, o preço varia entre 30 e 35 reais. Em São Paulo, por exemplo, você encontra lugares que cobram 32 reais para lavar um carro pequeno, entretanto, eles gastam muito mais água.

Será que vai dar certo?



GANHAR DINHEIRO_Empresa limpa o seu carro gastando somente um copo de água!

A proposta era inovadora: lavar um carro gastando 300 ml de água. “Quando tive a ideia, foi um pouco difícil colocá-la em prática. Então, fui pedir a orientação do Sebrae, fazendo cursos e  conversando com especialistas. Me preparei trabalhando duro”, explica o dono da Aqua Zero. E foi somente em 2012 que o empresário teve certeza do sucesso do negócio, pois até aquele momento o número de franquias era pequeno. Hoje em dia, com 100 franquias abertas, ele dá mais importância para investimentos em propaganda, inovação e produtos que protegem o meio ambiente para comprovar o valor da marca que criou. “Algo novo nunca é 100% confiável para o público. Então, eu precisava convencê-los que a Aqua Zero funcionava. Na verdade, até hoje oferecemos um ou outro serviço gratuito para que todos conheçam o produto. A partir do momento em que os consumidores conhecem o resultado, não desistem mais dessa ideia”, afirma Marcos Mendes.



Atualmente ele conta com um sócio, Evandro de Oliveira, que também é um grande amigo. Mas além da sociedade certa, outros elementos foram importantes para o sucesso, como o apoio de quem entendia e poderia ajudar no desenvolvimento da ideia. “Também foi preciso entender que os problemas fazem parte do negócio. E, claro, saber que eu teria muito trabalho pela”, explica Marcos.

A persistência de Marcos fez levou a Aqua Zero ao ranking das microfranquias que mais crescem no país, segundo o diretor de Microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Quem se interessar pelo negócio, terá que desembolsar entre 25 e 80 mil reais para comprar a franquia. Essa diferença de valor é possível porque existem nove tipos de franquias: desde o franqueado que atende na casa dos clientes ao investidor que pretende montar um lava-rápido.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.