Ela começou uma rede de clínicas sem empréstimo bancário!

  • Google+
  • LinkedIn

A dentista e empresária Patrícia Mazzarioli cortou os gastos de tudo que conseguiu e, assim, inaugurou uma rede de clínicas odontológicas sem criar dívidas

GANAHR DINHEIRO_Ela começou uma rede de clinicas



Patrícia Mazzarioli e sua irmã, sócias da rede de clínicas Odontomazza

Começar o próprio negócio requer tempo e, principalmente, dinheiro. Se você não tem a quantia necessária, recorrer há uma das várias linhas de crédito disponíveis é a escolha mais comum. Mas que tal conhecer outro caminho? A dentista Patrícia Mazzarioli, 35 anos, decidiu abrir seu consultório sem ajuda dos bancos, economizando em todos os gastos possíveis para tornar este sonho uma realidade. “Como eu ia pedir um empréstimo e não ter a certeza de que conseguiria pagá-lo? E não queria que meu lucro fosse para os juros”, conta ela. Descubra como Patrícia realizou esse sonho sem ajuda do banco!

Juntando o dinheiro

Patrícia trabalhava em três clinicas diferentes, chegando em casa às 22h e trabalhando também aos sábados. Continuou nesta rotina até ter a clínica completamente equipada e com uma agenda com muitos pacientes. Além disso, ela economizou em tudo: não tinha carro, deslocava-se para o trabalho de ônibus e às vezes deixava de almoçar para juntar o dinheiro. Com o salário dos atendimentos em outros consultórios e muita disciplina para economizar, em onze meses ela inaugurou o primeiro consultório sem recorrer a empréstimos.

As vantagens de não pegar um empréstimo

“Hoje, a empresa está sólida e sem dívidas. Abrir uma unidade de cada vez me deu mais segurança, pois sempre tive o controle do negócio nas mãos e não tenho o medo das contas grandes de empréstimos bancários. Durmo tranquila!”, explica a dentista. Sem dívidas para quitar, Patrícia consegue oferecer um tratamento de valor acessível para pacientes com renda menor. Especializada em reabilitação oral, a rede de clínicas Odontomazza conta com quatro unidades na capital paulista e 700 pacotes de serviços.

Como alcançar o seu sonho

1. Planeje cada compra



Dar o primeiro passo é um desafio. Patrícia, por exemplo, começou a fazer as primeiras compras para a clínica usando os materiais mais simples e baratos que encontrasse. Aos poucos, máquinas e equipamentos foram sendo adquiridos e dando forma ao consultório.

2. Conquiste clientes

Para começar o seu negócio, independentemente do ramo que você vá seguir, é essencial garantir a presença de consumidores do seu produto ou serviço. Afinal, é a quantidade de clientes que vai determinar o lucro da sua empresa! Sem recorrer às redes sociais, Patrícia optou por sujar os sapatos. “Fui pessoalmente bater de porta em porta, comércio em comércio da região, me apresentando e convidando as pessoas a visitarem minha clínica”, conta ela. Nesse primeiro atendimento, que funcionava como uma triagem, Patrícia sempre tratava muito bem os possíveis clientes e caprichava na simpatia para que eles retornassem. “Continua assim até hoje! Indicações de pacientes compõem grande parte da minha agenda hoje em dia”, conta ela, que tem a ajuda da irmã, também dentista, para conquistar novos clientes e dividir as despesas dos consultórios.

3. Estabeleça metas



Patrícia sempre anotava suas metas para aquele ano e o que ela faria para atingir tais resultados. Por exemplo, para comprar a cadeira de atendimento até julho, ela iria diminuir os gastos com supermercado até juntar a quantia que precisava. “Papel, caneta e fé em Deus sempre estavam comigo!”, garante Patrícia.

Se inspirou com a história da dentista? Confira o guia completo de Como abrir o próprio negócio e as alternativas mais vantajosas para conseguir dinheiro para o seu negócio.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.