Como ter mais dinheiro III – Comece a investir e cuide do seu futuro

  • Google+
  • LinkedIn

Como ter mais dinheiro 3Se você já ouviu dizer que para fazer um investimento é preciso ter bastante dinheiro sobrando, saiba que quantias menores podem render uma boa grana. Com R$ 70, por exemplo, você consegue comprar um título do Tesouro Direto e começar a investir.

Gostou da ideia e quer começar uma aplicação? Nós podemos ajudá-lo!



Mas antes de conhecer os caminhos para fazer um investimento, pense nos planos que você tem para o dinheiro que vai ganhar com a aplicação. Isso ajuda a escolher qual o melhor investimento para você. “É necessário ter objetivos, como fazer uma viagem, reformar a casa ou trocar o carro, e não aplicar somente esperando o dinheiro render”, explica o planejador financeiro do Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF), Valter Police.

Começando a investir                    

O melhor caminho para quem nunca investiu é começar uma reserva de emergência. Nesse caso, o principal não é o tamanho do rendimento da aplicação, e sim ter este dinheiro guardado para algum imprevisto. “Colocando o dinheiro em uma poupança, por exemplo, você começar a fazer essa reserva”, afirma Valter Police.

Outro caminho é pensar em fazer a sua aposentadoria, ou seja, um investimento que trará segurança no futuro. Quem trabalha com carteira assinada, por exemplo, tem o INSS, mas pode garantir uma aposentadoria melhor pagando uma previdência privada. E quem trabalha como autônomo tem a opção de investir na previdência – além de pagar o INSS por conta própria. Clique aqui e veja como.

Quando você começar a poupança ou a aposentadoria, é hora de pensar em novas aplicações financeiras. Existem investimentos que rendem um pouco mais do que a poupança e não têm tanto risco quanto outras aplicações maiores. “Você não precisa ficar na poupança sempre. Existem outros investimentos, como o Tesouro Direto, que são seguros e rendem mais”, ressalta o educador financeiro Mauro Calil.

Clique aqui e conheça mais sobre quatro aplicações simples para quem quer começar a investir.



Entenda como funcionam as ações

Outra opção interessante para fazer seu dinheiro render é comprando ações, que são pequenas partes de uma empresa. Quem compra ações se torna sócio do negócio e pode ganhar dinheiro em dois momentos: na divisão de lucros ou vendendo a parte que comprou para outro interessado.



Como esse caminho tem mais riscos – se a empresa não for bem os acionistas perdem dinheiro – é importante conhecer bem o negócio.  A BM&FBOVESPA, que é a Bolsa de Valores, possui cursos online gratuitos que ensinam sobre ações e vão deixá-lo mais seguro na hora de escolher qual ação comprar. Confira aqui.

Investir e organizar o orçamento são formas de cuidar do seu dinheiro. Mas você pode ganhar mais dinheiro tendo um negócio próprio. Clique aqui e conheça os cominhos.
Anterior Próximo





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.