Como ter mais dinheiro I – Planeje o orçamento e comece a reduzir despesas

  • Google+
  • LinkedIn

Como ter mais dinheiro 1O que você faz quando o salário acaba antes do final do mês? Cartão de crédito e cheque especial até podem ajudar na hora de uma emergência, mas o perigo são os juros altos que eles têm. Quem aposta nessas alternativas sabe que tanto o cartão de crédito quanto o cheque especial geram dívidas difíceis de controlar. Se você conhece bem essa situação, pense que bom seria não depender desse tipo de crédito…

Gostou da ideia? Então, anime-se: dá para fazer o dinheiro sobrar começando hoje mesmo o controle das suas finanças. “Nunca encontrei um orçamento que não tivesse algo para ser cortado. O que acontece é que estes gastos normalmente ficam escondidos”, afirma o planejador financeiro Valter Police.



Saiba para onde vai o seu dinheiro

O melhor caminho para decidir quais gastos cortar é fazer um orçamento mensal. Cada um pode anotar os gastos onde quiser – no caderno, em uma planilha ou até em um aplicativo de celular. Mas manter o hábito de anotar tudo é o que faz a diferença. “Com isso, dá para identificar por onde o dinheiro entra e para onde ele vai”, explica o educador financeiro Mauro Calil.

Então, comece anotando o que você pretende gastar durante o mês. Ou seja, coloque na planilha quanto dinheiro entrará e tudo que você terá que pagar. Anote primeiro as contas que têm valor fixo ou bem parecido todos os meses, como aluguel, escola, luz e telefone. Para as outras contas, como passeios ou presentes, o caminho é pensar em um valor aproximado que quer gastar.

Fazer esse controle ajuda a controlar as despesas e mostra quanto dinheiro você terá para gastar. “E, mais do que isso, se você tem uma despesa que não vai caber no orçamento, pode tomar a decisão de não fazer outras compras. É uma forma de se programar”, analisa Valter Police.

Não se esqueça das despesas esporádicas

Contas como IPTU, IPVA e o seguro do carro são despesas que não acontecem todos os meses, mas nem por isso você pode deixá-las de lado. Elas pesam no bolso e devem entrar no orçamento, principalmente no final do ano.



Economize nas contas do dia a dia

Outra maneira de fazer o dinheiro sobrar é reduzir as despesas da casa. Ou seja, mexer nas contas que você já paga todo mês e que, com algumas mudanças, podem ficar menores. “A questão não é cortar o que você gosta, e sim cortar o desperdício”, explica Police. Por exemplo, se você tem um plano de TV por assinatura não precisa cancelar o pacote – basta migrar para uma versão mais barata. E também dá para economizar nas contas de água, luz, supermercado e até de gás. Confira como nos links:

. 6 dicas para economizar gás
. 8 dicas para economizar na conta de luz
. 8 dicas para economizar água
. 8 truques para economizar no supermercado
. Economize no supermercado comprando marcas próprias
. Lâmpada incandescente ou fluorescente: qual usar?



 

Economizar e fazer um planejamento financeiro são os primeiros passos para ter mais dinheiro. Mas também é possível ter uma renda extra ou conseguir um aumento no emprego. Clique aqui e confira como!
Anterior Próximo





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.