Como ganhar dinheiro extra nos finais de semana - Konkero

Como ganhar dinheiro extra nos finais de semana

Veja 10 dicas de como trabalhar aos finais de semana para ganhar uma renda extra!

Algumas vezes, o dinheiro que você recebe no final do mês não é o suficiente para pagar todas as contas, comprar algo que você quer muito ou arcar com outros custos. Sendo assim, você pode buscar uma maneira de ganhar um dinheiro extra, trabalhando no seu tempo livre ou durante os finais de semana.

Por ter pouco tempo para executar os serviços – só o final de semana -, você pode ganhar um dinheiro extra fazendo tarefas simples, que você gosta ou sabe fazer, e que rendam uma boa grana. Confira agora 10 trabalhos que você pode fazer para ganhar dinheiro extra nos finais de semana.

10 formas de ganhar dinheiro extra no final de semana

1. Cuide ou passeie com cachorros

Principalmente se você gosta de cachorros, você pode utilizar algumas horas do seu final de semana para passear esses pets, ou tomar conta de um enquanto o seu dono está fora, se atentando na alimentação, dando atenção e cumprindo demais rotinas. Procure vizinhos que se interessem pelo seu serviço ou, ainda, se cadastre nas plataformas Pet Anjo e DogHero para encontrar donos de cachorros mais próximos. Caso o seu tempo e disponibilidade sejam maiores, você também pode hospedar um cachorro ou gato na sua casa por uma ou mais noites.

2. Trabalhe em eventos

Durante o seu final de semana, você pode trabalhar como animador em festas infantis, cerimonialista em casamentos, garçom em eventos corporativos, e ainda outras opções. Para as crianças, leve truques de mágica, organize brincadeiras, ou seja o monitor de determinado brinquedo. Nos casamentos, faça com que tudo saia de acordo com o planejado, não deixando os noivos se preocuparem com nada que tenha relação com a organização da cerimônia e festa. Já para ser garçom em eventos corporativos ou outros tipos de evento, exige que você tenha um bom equilíbrio e consiga carregar as bandejas cheias sem causar uma bagunça. Para conseguir esses bicos, você pode se inscrever no site GetNinjas, por exemplo, e achar alguém que procura pelo seu serviço. Com um serviço bem feito, você tem boas avaliações, o que te ajuda a ganhar cada vez mais clientes.

3. Participe de feiras de artesanato

Se você produz alguma coisa de modo artesanal, você pode participar de pequenas ou grandes feiras de artesanato em shoppings, na rua, ou até mesmo no seu condomínio. Nessas feirinhas, há inúmeras coisas que você pode vender, desde vestuário até decoração. Alguns itens que você pode fazer e colocar à venda são: camisetas personalizadas, chinelos feitos à mão, canecas customizadas, almofadas, capas de livros, sabonetes, bijuterias e outros acessórios artesanais, velas aromáticas e doce de leite e geleias artesanais, além de outros tipos de doces.

4. Seja freelancer

Para ser freelancer, você pode fazer o trabalho que já faz durante a semana, ou oferecer outros tipos de serviços que também saiba fazer. Ofereça serviços de escrita e tradução, criação e desenvolvimento, fotografia e filmagem, serviços empresariais e administrativos, ou outras coisas que não exigem que você passe mais de dois dias fora da sua casa. Um dos benefícios de ser freelancer é que, dependendo da área na qual você atua, você não precisa sair de casa para executar a sua tarefa. Uma das formas de encontrar trabalho é se cadastrando em plataformas de freelancers, como a 99Freelas e a Workana, ou até mesmo no GetNinjas.

5. Trabalhe como motorista

Nesta opção, você pode escolher entre ser motorista de aplicativo, encontrando passageiros com a ajuda do aplicativo no celular, ou ser motorista particular e fazer corridas agendadas. Para a primeira opção, escolha um ou mais aplicativos de sua preferência, faça o download pela sua loja de aplicativos, se cadastre e comece a dirigir. Você escolhe se aceita fazer uma corrida ou não de acordo com a localização inicial do passageiro, o seu destino, o valor da corrida e a reputação do passageiro. Alguns exemplos são o Uber, o 99 e o Cabify. Já na segunda opção, você pode começar a fazer corridas agendadas para pessoas conhecidas e ir ganhando mais clientes com as indicações dos seus clientes atuais. O benefício, neste caso, é que todo o dinheiro fica para você, diferente do aplicativo, em que a empresa fica com uma parte do valor.

6. Venda água mineral

Esse é um trabalho subestimado por muitas pessoas, no entanto, pode resultar em um lucro muito bom. Para vender água, compre fardos de garrafinhas de 500 ml em supermercados atacadistas e venda-as em lugares estratégicos, como filas de shows e jogos, no farol, em parques, locais que tenham uma grande quantidade de pessoas e um bom fluxo. Além disso, veja lugares onde você possa ser a solução de alguém que está com sede, como no trânsito, por exemplo, onde o motorista tem que parar em algum lugar para comprar água. Se você estiver ali, será mais prático para ele e mais lucro para você.

7. Cuide de crianças

Outra maneira de ganhar dinheiro extra nos finais de semana é sendo babá. Muitos pais gostariam de sair por um final de semana ou têm outros compromissos, mas não têm com quem deixar os filhos, o que acaba comprometendo os planos. Você pode oferecer o serviço de babá e cuidar de crianças de diferentes idades por determinado período. Tenha maneiras de entreter as crianças, saiba como proceder em caso de pequenos acidentes, e dê muita atenção a elas. Caso as crianças gostem bastante de você, você pode ganhar a fidelidade dos seus pais, além das suas indicações para outros pais. Você também pode se inscrever no GetNinjas para encontrar pessoas que precisam dos seus serviços.

8. Faça marmitas congeladas para vender

Como nem todo mundo tem condições de comer fora ou levar uma marmita para o trabalho todos os dias, você pode fazer marmitas para congelar e serem consumidas em um prazo maior. Utilize os dias do final de semana para fabricar as marmitas e colocá-las para congelar, e as venda durante a semana ou até mesmo sob encomendas para maiores quantidades. Combine legumes cozidos, verduras, grãos, massas, entre outros alimentos, e tenha um bom tempero, mas não se esqueça de moderar as medidas, considerando que nem todos comem pimenta, outros não podem abusar do sal, entre outras restrições. Você pode, ainda, cadastrar o seu negócio em aplicativos como o iFood, Uber Eats e Rappi e ampliar as suas vendas fazendo entregas.

9. Dê aulas particulares

Se você sabe tocar um instrumento, jogar xadrez, falar em libras ou em alguma língua estrangeira, ou tem bastante conhecimento das matérias escolares, você pode dar aulas particulares aos finais de semana e ganhar um dinheiro extra. Encontre alunos se cadastrando em plataformas como o GetNinjas e Superprof e dê aulas de acordo com a sua disponibilidade e com os seus conhecimentos. Certificados e comprovações te dão mais credibilidade e passam mais confiança para os seus possíveis alunos, então, se você tiver esses documentos, não esqueça de mencioná-los ou anexá-los no seu perfil.

10. Faça serviços domésticos

Você também pode separar o sábado ou o domingo para fazer serviços domésticos na casa de clientes. Por mais que, normalmente, esses serviços sejam feitos em dias de semana, há quem prefira chamar alguém para limpar apenas quando tem gente em casa. Sendo assim, você pode oferecer serviços variados, desde os mais básicos, como passar roupa, até os mais pesados, como a limpeza completa de uma residência ou apartamento. Para conseguir clientes mais rápido, se cadastre no GetNinjas ou no Blumpa, uma plataforma específica para diaristas.

Veja também!