Como fazer o cliente voltar ao seu negócio

Um dos grandes desafios de quem abre um negócio próprio é fidelizar o cliente, ou seja, fazer com que ele volte e compre novamente na sua loja.

Tornando o cliente fiel, você consegue aumentar as vendas. Sem contar que ele pode recomendar seu negócio para outras pessoas. 😉

Para saber se seus clientes são assíduos, é preciso descobrir a taxa de frequencia.

Descobrindo a taxa de frequência

Para descobrir a taxa de freqüência dos clientes, você precisa dividir o número de vendas pelo número de clientes.

Taxa de frequência = número de vendas dividido pelo número de clientes

O “número de vendas” é a quantidade de vendas que você fez no mês, seja com os mesmos clientes ou com novos. Por exemplo, se o Paulo entra na loja e compra três produtos, isso é uma venda. Se ele retorna e faz outra compra, você tem outra venda.

Com essa conta, você descobre a sua taxa e pode controlar se ela aumenta ou não de um mês para o outro.

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Como fazer os clientes voltarem

Agora que você já sabe a frequência de retorno dos seus clientes, faça o possível para sempre ser lembrado.

Se você faz vendas diretas, por exemplo, crie uma página no Facebook ou mande por e-mail as atualizações das mercadorias que recebe.

Caso tenha uma loja, como um salão, comunique os clientes por e-mail sobre promoções ou descontos em alguns dias da semana.

Essas pequenas atitudes vão manter seu negócio sempre presente!




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