Aumente as chances de conseguir um emprego com o trabalho temporário

  • Google+
  • LinkedIn

Que tal aproveitar o movimento das festas para conseguir um emprego que pode virar uma contratação? Você pode começar o ano que vem empregado!

Datas comemorativas como Páscoa e Natal costumam ser uma boa oportunidade para quem quer uma grana extra ou está sem emprego e precisa trabalhar. Afinal, nessas épocas, as lojas precisam de mais funcionários para atender um fluxo maior de clientes e dá para tentar uma vaga fixa quando esse período terminar.



Como funciona

O temporário tem os direitos assegurados pelo contrato e pela carteira de trabalho, que deve ser assinada. O período do contrato deve ser de três meses, podendo ser prorrogado por no máximo mais três.

Quais os seus direitos

Os direitos trabalhistas do funcionário temporário são parecidos com os direitos do trabalhador fixo. Confira:

– Se as tarefas do temporário forem iguais às funções do trabalhador fixo, o salário também deve igual;

– A jornada de trabalho tem que ser de oito horas por dia, com direito a 50% de acréscimo se você fizer hora extra.

– O temporário também tem direito ao adicional noturno;

– Férias proporcionais, fundo de garantia, descanso semanal, vale-transporte e 13º salário estão inclusos.

Quais as diferenças do temporário para a vaga fixa

O temporário não tem direito ao aviso prévio, caso seja mandado embora antes de acabar o contrato, e também não recebe seguro-desemprego. Mas saiba que muitos funcionários temporários conseguem a efetivação, então, vale tentar.



3 dicas para ser efetivado no seu emprego temporário

1. Aprenda a ouvir

Este trabalho não exige experiência nem cursos no currículo, mas mesmo que você já tenha trabalhado nesse setor, saiba que cada loja tem uma dinâmica de trabalho. Então, fique atento às instruções e observe os funcionários contratados, pois eles podem servir de modelo, além de tirar as suas dúvidas. Quando você faz perguntas, demonstra o seu interesse em aprender mais e evita possíveis erros que podem prejudicá-lo!

2. Passe uma boa imagem

Não se atrasar, estar vestido adequadamente e manter uma postura positiva contam muito para a sua imagem. O trabalho é cansativo e o fluxo de clientes costuma ser intenso, o que aumenta o estresse do ambiente. Por isso, manter o bom humor e demonstrar maturidade nos momentos de crise são posturas que ajudam a construir uma boa imagem do seu trabalho.

3. Faça mais do que o esperado



Sua função é vender 10 peças por mês? Venda 15! Além de significar mais comissão para você, essa postura vai chamar a atenção do seu chefe. Ir além da sua função, desde que não atrapalhe o trabalho dos outros, é uma boa estratégia para se destacar. Sua função é organizar as roupas no estoque? Ajude a etiquetar, dobre as peças, organize os cabides. Procure maneiras criativas de ir além do esperado.

Que tal garantir uma boa impressão? Confira nove dicas de como agir no primeiro dia de trabalho.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.