Receita caseira rendeu três restaurantes e um negócio de sucesso!

  • Google+
  • LinkedIn

A Pizza Frita Semião nasceu de uma receita feita em casa para reunir a família e virou um empreendimento lucrativo! 

A receita caseira que rendeu três restaurantes e um negócio de sucesso!



Você já comeu pizza frita? Quem mora ou passa pela região de Botucatu, no interior de São Paulo, provavelmente sim. A pizza frita famosa na cidade especialmente por causa de Eliseu Semião que, há 20 anos, começou a servir o prato para os amigos botucatuenses em casa. A aprovação foi tão grande que, em 1996, ele decidiu fazer da receita caseira um negócio para ajudar no orçamento da família. O que ele não imaginava é que a empreitada viraria referência: hoje, a Pizza Frita Semião é a maior do Brasil no ramo. São três restaurantes, cerca de 54 funcionários e mais de seis parceiros que oferecem a massa de Eliseu no cardápio. E você? Também faz uma receita em casa que todo mundo adora? Confira nesta matéria as dicas do administrador Fábio Fregona Semião, filho de Eliseu, de como uma comida caseira pode se transformar em um grande – e lucrativo – negócio!

1. Escolha um ramo que você goste

“Você não pode abrir uma pizzaria, por exemplo, se não gostar de comer pizza”, afirma Fábio, proprietário da filial em Jundiaí. Ter identificação com o negócio faz com que você acredite nele e também ajuda a identificar os pontos fortes e fracos, o que precisa ser melhorado etc. “Você precisa defender o seu produto”, aconselha o empreendedor. Com o negócio deles foi assim. “Em casa, em vez de churrasco, sempre fazíamos pizza frita para reunir a família e os amigos”, conta Fábio.

2. Pelo menos no início, mantenha outra fonte de renda

Não existe negócio que lucre logo de cara. Por isso, é importante que você tenha outras reservas, como o aluguel de um imóvel. Ou fique no trabalho atual até que os lucros apareçam. “Planeje-se. Não se iluda que o negócio vai andar em pouco tempo”, sugere Fábio. Até a Semião começar a lucrar, Eliseu continuou com seu emprego antigo: trabalhava em uma fábrica de ônibus durante o dia e, à noite, dedicava-se à pizzaria.

3. Faça o que puder para a empresa crescer

Não tem jeito: o sucesso não vem sem trabalho e determinação. “Perdia carnavais, finais de semana e feriados dentro do restaurante, tentando crescer”, lembra o administrador. “Esse foi o ponto crucial para o negócio dar certo: determinação e garra. Não medir esforços para o crescimento”, assegura. Para que a sua empresa cresça, você também precisa determinar os objetivos, por exemplo, aonde você quer chegar e em quanto tempo? Estabelecer metas ajuda a organizar o planejamento de maneira adequada para o sucesso!



4. Peça ajuda se precisar

A Pizza Frita Semião contou com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), por meio do Sebrae, para abrir as filiais (hoje são duas: uma em Jundiaí e outra em Indaiatuba) e fechar parcerias com outros estabelecimentos. O instituto ajudou a produzir o mix de massa da pizzaria, assim, não é necessário contar a receita para a concorrência. Se você está pensando em abrir um empreendimento, o Sebrae também pode te dar uma mão: clique aqui e confira 20 ideias de negócios para montar com a ajuda do serviço.

Tudo acaba em pizza!

O empresário Rubens Augusto Júnior também apostou na massa: ele inventou a borda recheada! Conheça aqui a história da Patroni Pizza.



Investindo em comida

Quer outra receita de sucesso para começar o seu negócio em casa? Que tal investir em cupcakes? Caso você já tenha um restaurante, descubra aqui como aumentar o faturamento do seu estabelecimento.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.