7 passos para organizar seu bico e aumentar a renda extra

  • Google+
  • LinkedIn

Descubra algumas técnicas que vão ajudá-lo a tornar seu trabalho conhecido e, de quebra, trazer mais dinheiro para o seu bolso

7 passos para organizar seu bico e aumentar a renda extra



Acredite: o planejamento faz muita diferença, principalmente quando o assunto é o bico que você faz. Os motivos? Além de ter mais controle sobre o dinheiro extra que entrará todo mês,  saber como investir na divulgação desse trabalho pode fazer o seu negócio dar um salto!

Não é preciso ter 15 coleções prontas de camisetas customizadas, fazer um investimento caro em escovas de cabelo ou ter 20 sabores de bolo para vender se você não tiver clientes. O caminho pode ser outro: divulgar antes de gastar dinheiro na produção. “Ir para rua, por exemplo, é o mais importante”, afirma o consultor financeiro da Konkero, Guilherme de Almeida Prado.

Comece com pouco e se torne conhecida. Assim, com o aumento do número de clientes, sua produção vai crescer naturalmente. Gostou? Então, confira os sete passos para alcançar esse sucesso.

Etapa de preparação

1. Tenha foco

Escolha o que você sabe fazer e concentre-se nisso. Não adianta oferecer uma variedade de serviços e não se especializar em nenhum deles. Afinal, é mais fácil divulgar e ser lembrada por apenas um serviço bem feito.

2. Saiba cobrar

Faça uma pesquisa nos concorrentes para saber quanto estão cobrando pelo mesmo serviço que você vai oferecer. É importante fazer essa checagem porque você pode estar cobrando menos do que poderia por esse trabalho. E não tenha medo: aumentar o preço atual, mas mantê-lo abaixo da média do mercado não vai afastar seus clientes – e ainda aumentará o seu lucro.

Etapa de divulgação

3. Marque presença



Não importa qual o tipo de serviço que você faz ou o produto que você vende, todos precisam saber sobre o seu trabalho. Então, avise amigos, parentes e vizinhos. E se você costumava fazer esse serviço de graça para alguns conhecidos, ligue para eles e avise que você está profissionalizando a sua atividade e, inclusive, buscando mais clientes.

4. Amplie a clientela

Entre em contato com quem já utilizaram seu serviço e peça indicações. Acredite: os clientes sempre conhecem outros clientes, mas nem sempre se lembram de recomendar o seu trabalho. Por isso, peça o nome e o telefone destas indicações e ligue para divulgar o serviço!

5. Dê benefícios para quem indicar mais gente

Nem sempre é fácil receber indicações. Mas você pode estimular essa ajuda se fizer promoções. Por exemplo: diga que a cada dez pessoas indicadas, sua cliente pagará a metade do preço.

6. Torne seu produto conhecido

Procure fazer demonstrações do serviço que você faz ou do produto que você vende em vez de investir somente em promoções. Isso porque quando você cobra preços menores com frequência, os clientes se acostumam a querer descontos – e isso pode desvalorizar o seu trabalho. Uma dica para divulgar: em vez de procurar um cliente por vez, marque com um número maior em um mesmo lugar.



7. Faça o possível para ser lembrado

Por melhor que seja a qualidade da maquiagem que você faz ou do bolo que você vende, com o tempo é comum que seu trabalho deixe de ser lembrado. Por isso, está nas suas mãos ligar para os clientes mensalmente (ou a cada três meses, por exemplo) para falar sobre novidades no seu trabalho.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.