7 dicas para pedir um aumento de salário

Analisar a qualidade do seu trabalho e saber aproveitar o momento certo são duas atitudes recomendadas pelos especialistas

Se você trabalha em uma empresa há algum tempo e acredita que merece ganhar mais, talvez possa pedir um aumento de salário. O único cuidado que você precisa ter antes de conversar com seu chefe é saber se chegou a hora de dar este passo. Para isso, confira sete dicas que vão ajudá-lo a tomar essa decisão e a se dar bem nessa conversa.

1. Tenha paciência

Se você não completou um ano de trabalho, ainda não é a hora de negociar o salário. Isso porque você provavelmente não teve chance de mostrar tudo que pode fazer para o crescimento do lugar.

2. Fique atento ao momento atual da empresa

Quando a companhia está crescendo, abrindo vagas e fazendo contratações, você tem mais chances de conseguir um salário maior. Por isso, não deixe a oportunidade passar.

3. Conheça o mercado

Antes de conversar com seu chefe, pesquise sobre a faixa salarial do seu cargo. É importante saber qual valor você gostaria de ganhar, mas esse salário precisa estar na média do mercado.

4. Avalie seu trabalho

Você acredita que merece o aumento, mas você sabe dar exemplos do bom trabalho que tem feito? Analise as participações nos projetos, veja de que forma suas decisões trouxeram lucros e use todas essas informações quando for justificar o aumento de salário.

5. Evite comparações

Durante a conversa, evite falar sobre o trabalho e a remuneração dos outros funcionários. A melhor postura nesse momento é destacar o seu bom desempenho profissional, ok?

6. Escolha a hora certa

Se está decidido a fazer o pedido do aumento, escolha um momento tranquilo para conversar com seu chefe. Evite procurá-lo logo cedo, pois ele precisa organizar a própria agenda. E prefira horários menos atribulados, como a volta do almoço.

7. Saiba ouvir um “não”

Você mostrou bons argumentos e fez a sua parte na empresa, mas mesmo assim não conseguiu o aumento. Nesse caso, não insista. Se você sentiu que  a situação pode mudar nos próximos meses, talvez seja bom continuar na empresa. Mas se precisa ganhar mais e não existe oportunidade agora, pense em procurar um novo emprego.




comentários