7 dicas de como se preparar para a entrevista de emprego

  • Google+
  • LinkedIn

Pesquisar sobre a empresa e fazer perguntas ao entrevistador aumentam as chances de conquistar um bom emprego. Confira!



Ser chamado para uma entrevista de emprego deixa qualquer um ansioso, não é mesmo? Afinal, é a chance de conseguir aquela vaga que você tanto deseja.

Mas calma, não precisa se preocupar! Estar preparado antes da entrevista aumenta as chances de você mandar bem na conversa.

Confira as dicas de quem entende de contratação e saiba como ter sucesso na entrevista!

Como se preparar para a entrevista de emprego

1. Pesquise sobre a empresa. Assim você chega preparado para responder as perguntas e mostra interesse na vaga. “O primeiro passo de quem foi chamado para a entrevista é pesquisar sobre a missão, a visão e os valores da empresa”, conta o coordenador de marketing do Instituto Brasileiro de Coaching, Vinícius Franco.

Se a empresa oferece serviços, fique por dentro de como eles funcionam. “E pesquise também informações sobre a concorrência para saber como você pode ajudar a empresa a se colocar no mercado”, explica o diretor de educação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Luiz Edmundo Rosa.

2. Antecipe as respostas. Por que você saiu da empresa anterior? O que te motivou a mandar currículo para nossa empresa? Quais foram suas conquistas na carreira? “Algumas perguntas são comuns, e vale pensar nelas com antecedência para estar preparado caso sejam feitas”, aconselha Luiz Edmundo Rosa.

3. Pense em perguntas que gostaria de fazer. “Não é apenas o entrevistador que deve perguntar. A entrevista precisa ser um diálogo e, por isso, o candidato pode fazer perguntas também”, ensina o especialista da ABRH. Questionar durante a conversa demonstra interesse na empresa. Por isso, busque conhecer a companhia a fundo para impressionar o entrevistador.

4. Leve o currículo. Por mais que a empresa já tenha o documento, ela pode não estar com a versão mais atualizada na hora da entrevista. Também é interessante levar trabalhos que você já fez e mostrar os resultados do seu esforço nos cargos anteriores. Também vale entregar qualquer material que possa ajudar a promover sua imagem.



5. Conheça o trajeto. Se você vai para a entrevista de carro, ônibus ou metrô, não importa: procure saber antes como chegar. “Se preferir, vá até a empresa com um dia de antecedência e descubra quanto tempo demorará. Assim você não se atrasa para a entrevista”, diz o diretor de educação da ABRH.

6. Cuide da aparência. Não precisa exagerar, mas cuidados básicos como fazer a barba, cortar as unhas e cuidar do hálito são muito importantes para causar uma boa impressão. Além de mostrar que você se importa com a própria imagem, também passa para a empresa a ideia de que se preparou para essa ocasião. Vista algo que tenha relação com o cargo que você quer alcançar. Roupas neutras e sociais geralmente são as mais indicadas.

7. Chegue com antecedência. Não só para evitar atrasos, mas para você poder se familiarizar com o ambiente e analisar o clima da empresa. Isso pode contar a favor na hora da entrevista.

E não se esqueça de que o principal é ser objetivo e verdadeiro. Não adianta mentir ou aparentar ser quem você não é, ok?

Dica Konkero

7 dicas para você voltar com tudo para o mercado de trabalho



As dicas para você acertar no currículo e conquistar sua vaga

 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.