5 dicas para quem trabalha de casa

  • Google+
  • LinkedIn

Trabalhar em casa está se tornando uma contratação comum entre as empresas. Se este mercado tem a sua cara, confira dicas para ser produtivo trabalhando fora do escritório

trabalhar em casa



Montar a empresa em casa costuma ser a escolha de quem abre um negócio ou vira autônomo. Mas esse estilo de vida está se tornando uma necessidade: o home office vem crescendo nas empresas. Isso mesmo! Contratar um funcionário que trabalhe em casa já é realidade.

Segundo André Brik, co-autor do livro As 100 dicas do Home Office – Um guia para montar e manter seu escritório em casa, e um dos donos do portal Vagas HomeOffice, existem alguns motivos para essa mudança do mercado. “O trânsito nas grandes cidades, o alto custo do metro quadrado comercial e a necessidade de ter os bons funcionários que querem um horário de trabalho flexível são alguns dos fatores que fizeram as empresas olharem para a possibilidade de home office”, explica.

Mas não basta gostar desse novo tipo de contratação. Você precisa estar preparado para a concorrência, pois a procura é grande. “Apesar do número de vagas ainda ser pequeno, percebemos um aumento nas áreas de teleatendimento, vendas externas, informática e design”, conta André.

Sendo um trabalho contratado, autônomo ou negócio próprio, confira a seguir as melhores dicas para manter a produtividade no home office.

5 dicas essenciais para ser produtivo trabalhando em casa

1. Prepare o ambiente

“Escolher um espaço separado da rotina da casa é uma excelente ideia. Quanto mais isolado ele for, melhor!”, ressalta o especialista. Investir em uma mesa e em uma cadeira ergonômicas também ajuda você a trabalhar sem prejudicar a coluna, o pulso etc, e a manter a concentração. Para não interromper muito seu trabalho, mantenha por perto os materiais que você usa mais (clipes, bloquinhos, canetas) e deixe o ambiente bem iluminado para não cair no sono.

2. Nada de ficar de pijama!

Colocar outra roupa como se você fosse sair de casa é outra recomendação dos especialistas. Além de manter o ambiente com aquele clima de trabalho, essa postura evita constrangimentos, como ser surpreendido por algum cliente ou uma conferência de última hora, que podem ser frequentes quando se trabalha de casa.

3. Tenha uma linha telefônica só para o trabalho

“Separe o telefone da linha da casa ou tenha um celular somente para ligações profissionais”, ressalta André. Isso evita que os familiares atendam as chamadas de trabalho, além de ajudar a separar o ambiente profissional do restante da casa.



4. Saiba lidar com imprevistos

Por mais que os ambientes estejam separados, nem todos os dias serão tranquilos. Às vezes as crianças estão doentes e ficam em casa ou algum parente decide fazer uma visita surpresa. Nesses casos, você precisa encontrar a concentração mesmo no meio da bagunça. E, se a situação piorar, sempre dá para esfriar a cabeça dando uma volta na rua ou buscando outro espaço para o trabalho, como um parque ou um café.

5. Encerre o expediente

“Alguns profissionais fazem rituais de início e final do trabalho para definir melhor o expediente e separar os momentos do trabalho e de ficar em casa”, conta o especialista. Trancar a porta no início do trabalho ou desligar o computador quando terminar são alternativas que ajudam você a assimilar a rotina. Sem contar que você não ficará trabalhando quando poderia estar com seus filhos e sua família.

O que saber antes de decidir trabalhar em casa

A principal vantagem do home office é a qualidade de vida que ele proporciona. “Tudo que evitamos, como trânsito, reuniões e interrupções dos colegas, aumenta a nossa produtividade e, por consequência, traz tempo livre para outras atividades”, explica o especialista. Mas saiba que o Home Office tem desvantagens. “O isolamento é um dos desafios”, aponta André, que sugere a manutenção desse convívio social com profissionais da área para diminuir o isolamento.

Trabalhar em excesso é outro problema que pode acontecer quando não se separa os ambientes de casa e trabalho. Mas também dá para superar essa dificuldade buscando a dinâmica que funciona melhor para você e, claro, um pouco mais de disciplina.

Será que você tem o perfil?



Você gostou das vantagens de trabalhar em casa e pretende mudar de vida. Mas será que esse tipo de carreira funciona para o seu perfil? “É preciso ter maturidade profissional. Entenda que o trabalho precisa ser bem feito e entregue na data prevista, não interessa como ou onde você o realizou”, explica André. Disciplina também entra nessa conta! Se você gosta de rotina tem facilidade para definir seus horários, mudar do ambiente de trabalho para sua própria casa não deve trazer tantos problemas.

Quer crescer na empresa? Conheça as quatro etapas para ser promovido no trabalho.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.