Voo com conexão – O que é e o que significa - Konkero

Voo com conexão - O que é e o que significa

Saiba o que significa um voo com conexão e para que ele serve.

4 dicas para não perder o voo

Os voos com conexão são aqueles que, em determinado momento da viagem, param em um lugar diferente do destino do passageiro, que deve desembarcar e esperar um outro avião para prosseguir até o seu destino. Dependendo do voo, pode acontecer mais de uma parada.

Como há a troca de aviões, o número do voo também muda, fazendo com que seja semelhante a uma nova viagem. Em viagens internacionais, é possível ainda que seja necessário passar pelos departamentos de imigração e alfândega no país da conexão.

É comum a parada ser útil tanto para o abastecimento da aeronave, quanto para o desembarque dos passageiros que têm aquele lugar como destino. Quem desembarca para logo embarcar em outro voo é chamado de “passageiro em trânsito”.

O tempo de conexão pode variar. Algumas vezes, é curto, e o embarque deve ser feito imediatamente após o desembarque. Em outras circunstâncias, o tempo é maior, até mesmo do que o esperado.

Muitas vezes, o termo “conexão” é confundido com “escala”, pois, de fato, têm significados parecidos. Enquanto na conexão, todos os passageiros devem sair do avião, na escala, apenas quem tem o local de parada como destino deve desembarcar, ou seja, quem continuará a viagem, permanece no avião.

Voo com conexão: o que isso muda na minha vida

Voos com conexão podem ser bem vantajosos, dependendo do tempo da conexão e do país onde é feita. Caso o tempo seja grande, você pode aproveitar para conhecer o local da parada.

Porém, é preciso estar atento a alguns detalhes, como o horário de saída do voo que você entrará após a conexão. Por conta de atrasos, pode acontecer também do avião do seu segundo voo decolar antes mesmo do primeiro pousar no aeroporto.

Caso isso aconteça, ou você perca o voo pós conexão por algum motivo que não seja de sua responsabilidade, cabe ao aeroporto te incluir no próximo voo ou, se não houver mais voos para o seu destino, o embarque deve ser feito no dia seguinte. Nessas situações, o aeroporto deve ressarcir o valor pago por você ou te acomodar em um hotel próximo.

Na maioria dos casos, não é necessário que o passageiro faça o check-in no aeroporto na conexão. Assim, ele também não precisa se preocupar com a sua bagagem, já que a própria companhia aérea faz a transferência das malas de um avião para o outro que prosseguirá viagem ao seu destino final. No entanto, há casos em que o check-in é necessário, portanto, nunca deixe de se certificar com a companhia aérea no momento em que estiver fazendo seu primeiro check-in. Caso seja necessário, você precisa pegar a sua bagagem e despachá-la no novo check-in.

Veja também!