Vistoria do seguro – O que é e o que significa - Konkero

Vistoria do seguro - O que é e o que significa

Entenda o que é a vistoria do seguro e saiba como funciona esse procedimento.

A vistoria do seguro, também conhecida como vistoria prévia, é uma análise que a seguradora exige antes que seja contratado o seguro auto ou outras modalidades de proteção. Seu objetivo é garantir que todas as informações passadas por você sejam verdadeiras. Mas não é só na contratação do seguro que esse procedimento é adotado. Em caso de algum sinistro, a seguradora também realiza uma vistoria para garantir que todas as informações prestadas no acionamento do seguro foram verdadeiras.

Trata-se de uma forma adotada pelas seguradoras para “investigar” e se prevenir contra fraudes feitas por seus segurados, tanto na contratação, quanto em casos de sinistros.

Nela, são avaliadas as condições de conservação do bem segurado e possíveis problemas que possam impedir determinado tipo de cobertura, ou que aumentem a franquia, ou até que façam com que a proposta do seguro seja recusada.

A vistoria é obrigatória para que o seguro seja contratado. Em relação ao seguro de carro, as exceções são quando o carro é novo e o seguro é contratado antes mesmo do automóvel sair da concessionária ou na renovação do contrato, ainda dentro do prazo de vigência. Depois de feita, a seguradora pode aceitar, recusar ou corrigir a proposta de seguro feita com base nas informações da vistoria.

Vistoria do seguro: o que isso muda na minha vida

Na busca pela contratação de um seguro auto, saiba que a seguradora irá exigir a vistoria do seguro antes de fechar o negócio com você. É preciso tomar cuidado com as informações prestadas, tanto no momento da contratação, quanto em caso de algum sinistro. Isso porque a seguradora confirma as informações prestadas por você e, em caso de declaração indevida ou mentirosa, ela pode se recusar a te pagar a indenização do seguro, por exemplo. Por essa razão, procure ser sempre muito honesto nestes casos, para evitar transtornos com a seguradora.

Veja também!