Visto – O que é e o que significa - Konkero

Visto - O que é e o que significa

Entenda para que serve o visto e o que ele significa.

O visto é a permissão de entrada de um indivíduo em um país que não seja o de sua origem, concedido exclusivamente pelo consulado do país de destino. Ele deve ser solicitado antes da viagem e, quando obtido, anexado ou carimbado no passaporte.

No visto constam informações como a sua validade (até quando ele pode ser utilizado), onde o viajante pode ir, o que ele pode fazer, por quanto tempo poderá ficar no país e quantas vezes ele poderá retornar.

Existem tipos de vistos, que variam conforme a finalidade da viagem. Os mais comuns são:

  • Visto de turismo, para viagens de lazer;
  • Visto para estudos, em casos de intercâmbios;
  • Visto de trabalho temporário;
  • Visto de negócios, para a realização de pesquisas, trabalhos voluntários, conduzir palestras serviços domésticos.

Visto: o que isso muda na minha vida

O visto de entrada concede ao visitante do país a sua permanência por um certo período. Esse período é determinado através da finalidade para que é requerido o visto, como por exemplo, para estudo, trabalho ou apenas turismo.

Para conseguir o visto, primeiramente é preciso ter um passaporte e então, procurar o consulado do país que quer visitar para seguir os procedimentos necessários para obter o visto de entrada. Os métodos para a obtenção do visto em cada consulado podem ser diferentes, portanto, se atente às regras do consulado do país de interesse.

O pedido do passaporte, por sua vez, é feito a partir do site da Polícia Federal e é necessário pagar uma taxa para obtê-lo. Se você deseja fazer o pedido do seu passaporte, clique aqui.

É importante ressaltar que informar a finalidade da viagem é de extrema importância, pois se você entrar em um país para estudar ou trabalhar com um visto de turista, por exemplo, a sua situação será ilegal, que pode fazer com que você seja deportado e tenha problemas parar entrar no país novamente, caso precise.

Veja também!