Viajar de graça: descubra como

Você sabia que é possível viajar de graça? Veja como você pode viajar entre os estados brasileiros sem colocar a mão no bolso!

ID-jovem

Desde julho de 2016, a partir de uma parceria do Ministério das mulheres, da igualdade social e dos direitos humanos e a Caixa Econômica Federal, os jovens de família de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos podem viajar de graça utilizando ônibus interestaduais.

Além de garantir a viagem gratuita, o cadastro no programa também dá direito a meia entrada em passagens de ônibus, shows, cinemas, teatros e eventos esportivos.

Saiba mais sobre esse benefício, como se cadastrar e como utilizar o seu ID Jovem para viajar de graça!

O que é o ID Jovem

O ID Jovem é um programa destinado a jovens de 15 a 29 anos, que pertencem a famílias de baixa renda (até 2 salários mínimos) e, portanto, é uma identidade virtual que garante meia entrada em shows, cinemas, teatros, eventos esportivos e passagens gratuitas para ônibus interestaduais, ou seja, entre os estados brasileiros.

O programa pretende beneficiar 18,4 milhões de brasileiros de baixa renda e, em cada ônibus interestadual, é obrigatório que dois assentos sejam reservados para a viagem gratuita desses jovens. Caso as duas vagas gratuitas forem ocupadas, é de obrigatoriedade das empresas de ônibus reservar mais duas vagas com desconto de 50% na compra da passagem.

A meia entrada e gratuidade oferecida por esse programa aos jovens de 15 a 29 anos está nas diretrizes da Lei nº 12.852.

Como se cadastrar no ID Jovem

Para se cadastrar no ID Jovem será necessário acessar o site ou baixar o app do programa, disponível para Android e IOS.

O cadastro é feito mediante informações como o NIS (com 11 dígitos), nome completo, data de nascimento e nome da mãe do beneficiário. Caso não saiba o número do seu NIS, poderá acessar esse link e descobrir.

Aplicativo ID Jovem

O app ID Jovem está disponível para o sistema operacional Android e IOS e para baixá-lo será preciso acessar a loja de aplicativos do seu celular.

Se o celular tiver o sistema operacional Android é possível acessar a loja de aplicativos e baixar o app clicando aqui. Agora, se o celular tiver sistema operacional IOS o app poderá ser instalado clicando aqui.

Como viajar de graça com o ID Jovem

Para viajar de graça através do programa será preciso apresentar a Identidade Jovem e um documento original com foto.

Para ser gratuito o percurso da viagem só pode ser feito entre estados brasileiros, ou seja, entre municípios essa regra não é válida e a reserva da vaga pode ser feita com até 3 horas de antecedência. Caso as vagas já estejam ocupadas, a empresa de ônibus deve providenciar mais duas vagas com direito a 50% de desconto ao jovem.

Se a empresa de ônibus se recusar a liberar os dois assentos gratuitos ou os dois assentos com valor de meia entrada, o jovem pode fazer uma denúncia do número 166 da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Dica: a Identidade Jovem não precisa ser impressa, basta apresentá-la pela própria tela do celular.



Como conseguir a meia entrada com o ID Jovem

A meia entrada com a Identidade Jovem funciona da mesma forma como para conseguir a gratuidade em ônibus interestaduais. Basta apresentar a identidade virtual, um documento original com foto e conseguirá a entrada com desconto em shows, cinemas, teatros, eventos esportivos, entre outros.

Caso houver recusa em liberar a meia entrada ao jovem, o mesmo pode entrar em contato ou encaminhar uma denúncia ao Procon – Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor.

Veja também!




comentários