Uber: entenda como funciona

Entenda como funciona a Uber no Brasil e saiba como usar o aplicativo que é uma alternativa de transporte!

O que é Uber

A Uber é uma empresa que surgiu com a proposta de oferecer uma modalidade diferenciada de transporte para a população. Disponível em mais de 400 cidades ao redor do mundo, a Uber já conquistou milhares de clientes com o seu serviço que conecta motoristas parceiros com usuários que precisam realizar um trajeto com conforto e segurança.

Desde 2014, a Uber trabalha como uma alternativa de transporte no Brasil. A empresa ficou muito conhecida por toda a polêmica gerada pela concorrência acirrada com os taxistas, afinal, a Uber iniciou seus trabalhos no país oferecendo um serviço confortável e com um custo menor do que a bandeirada comum dos táxis, o que foi crucial na conquista de milhares de usuários em pouco tempo.

Como funciona o Uber

O Uber é uma plataforma que visa oferecer uma alternativa de transporte com comodidade, rapidez e segurança. A empresa deixa bem claro que não emprega nenhum motorista e também não possui frota. Sua função é conectar o usuário que deseja realizar uma determinada viagem a um motorista parceiro da Uber.

Atualmente, são muitos os adeptos de utilizar o Uber como meio de transporte, seja para a volta do happy hour ou até mesmo para compromissos profissionais. O aplicativo definitivamente ganhou o coração das pessoas, pois além de rapidez, também oferece um atendimento diferenciado aos clientes.

Modalidades do Uber

Para melhor atender a seus clientes, o Uber oferece algumas modalidades diferentes de transporte, algumas com maior luxo e comodidade, enquanto outras oferecem a opção de o usuário pagar menos. Conheça as modalidades principais e saiba como funciona cada uma delas.

1. UberBLACK

Considerado o transporte padrão da empresa, o UberBLACK oferece o transporte em veículos Sedan e SUV, todos com no máximo 3 anos de uso, bancos de couro e sempre na cor preta.

2. UberX

No UberX, que pode chegar a custar 30% mais barato que o UberBLACK, o transporte é feito por veículos compactos, com até 5 anos de fabricação e ar condicionado. Os veículos podem ser de outras cores diferentes de preto.

3. UberPOOL

Disponível para apenas alguns lugares onde a Uber atua, o UberPOOL é a modalidade em que o usuário compartilha a viagem com um ou mais passageiros e todos dividem a conta. A empresa divulga que esta modalidade pode custar até 40% mais barato que a viagem no UberX.

Além dessas 3 modalidades, que são as mais usadas, a empresa também oferece o UberBAG, de veículos com o porta malas grande, o UberBIKE, de veículos com suporte para levar bicicleta e o UberCópter, para viagens de helicóptero. Mas vale lembrar que esses serviços não estão disponíveis em todos os lugares onde a Uber atua, por isso é importante verificar quais são as modalidades atendidas pelo lugar onde você mora.

Como usar o Uber

Para utilizar o Uber, é preciso saber se o serviço está disponível na região onde você mora. Em seu site, a empresa divulga que está presente em mais de 400 cidades, inclusive no Brasil, onde atualmente presta serviço nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Goiânia, Campinas, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória, Natal, Londrina, Baixada Santista, Campo Grande, Triângulo Mineiro e Ribeirão Preto.

Se você estiver em alguma das cidades atendidas pelo Uber, basta baixar o aplicativo disponível dispositivos Android, IOS e Windows Phone e, em seguida, realizar um cadastro com seus dados pessoas e o cartão de crédito que você deseja utilizar como forma de pagamento pelas corridas.

Em alguns lugares, já está disponível o pagamento em dinheiro pelas corridas de Uber, porém, não são todos os motoristas que aceitam essa forma de pagamento, por isso, mesmo que o pagamento seja feito em dinheiro, a empresa requer que você cadastre um cartão de crédito como meio alternativo de pagamento.



O Uber é seguro?

A plataforma procura oferecer verificações de segurança para que tanto o usuário como o motorista possam sair mais tranquilos de suas casas. Ao solicitar uma viagem, você automaticamente é informado da cor e número da placa do veículo que vai te buscar, além de informações como a foto e o nome do motorista parceiro que prestará o serviço. Além disso, o motorista também receberá uma prévia do seu perfil assim que ele receber o chamado da corrida.

A plataforma também oferece um sistema de avaliação em que o passageiro dá uma nota ao motorista e o mesmo também atribuirá uma nota ao passageiro. Em caso de qualquer irregularidade ou desrespeito, tanto por parte do motorista, quanto do passageiro, é possível registrar uma reclamação junto à empresa que tomará as medidas cabíveis para que isso não volte a ocorrer. Em alguns casos, motoristas ou passageiros podem até ser banidos de usar o aplicativo.

Veja também!




comentários