Trem de pouso – O que é e o que significa - Konkero

Trem de pouso - O que é e o que significa

Saiba o que é o trem de pouso e qual a sua função.

main-landing-gear-1456716_1280

O trem de pouso é um mecanismo presente em todos os aviões e serve como suporte para que a aeronave ganhe velocidade ao decolar, e perca durante o pouso. Ele é de total importância para a segurança tanto da decolagem, como da aterrissagem, evitando problemas com o avião e até acidentes.

É composto por rodas, pneus, freios e amortecedores, podendo pesar até 3 toneladas, o que corresponde a 4% do peso total do avião, e suportando até 3 vezes o seu próprio peso. A quantidade de rodas no trem de pouso depende do tamanho da aeronave.

A cada trezentas horas de voo, o mecanismo deve passar por uma manutenção, na qual é desmontado para a substituição de peças desgastadas e revisado para garantir sua eficiência em cada voo.

Trem de pouso: o que isso muda na minha vida

Durante a decolagem, o trem de pouso é responsável por dar velocidade ao avião. Já durante o pouso, o mecanismo deve reduzir a velocidade, para que o avião faça uma aterrissagem segura e pare no lugar adequado. Tanto a decolagem, como o pouso podem interferir na viagem total do passageiro, pois podem causar desconfortos e até acidentes graves, caso o trem de pouso não funcione corretamente.

Por essa razão, é importante que o mecanismo seja revisado com a frequência adequada. De toda forma, antes de viajar, pesquise sobre a companhia que fará o voo até o seu destino para conhecer mais o trabalho da empresa e os equipamentos utilizados por ela. Assim você garante uma viagem mais segura e com menos receios durante o trajeto!

Veja também!