Transfer̻ncia Рo que ̩ e o que significa - Konkero

Transferência - o que é e o que significa

Entenda o que significa transferência e como ela pode ser feita.

Uma transferência é o envio de dinheiro de uma conta para outra em um mesmo banco. Ela pode ser feita eletronicamente no internet banking, através do computador ou celular e sem precisar sair de casa, ou no caixa eletrônico, no banco, ou ainda, na boca do caixa, que poderá levar mais tempo do que as outras opções, visto que a fila, normalmente, é grande.

A sigla para transferência entre contas de um mesmo banco é TEV e significa Transferência Entre Valores. Para que ela seja feita, é preciso saber os números da agência e da conta de destino.

Transferências entre contas de bancos diferentes têm outros nomes, variando de acordo com a forma que é feita, seu limite permitido, prazo e titularidade da conta: transferências eletrônicas de até R$ 4.999,99 são chamadas DOC (Documento de Ordem de Crédito), e caem na conta de destino, geralmente, apenas no dia seguinte ao da transação.

Transferências eletrônicas sem limite de valor e que caem no mesmo dia da transação são chamadas TED (Transferência Eletrônica Disponível). DOCs e TEDs que são feitos entre contas com a mesma titularidade contêm o prefixo “D”, já entre contas com titularidades diferentes, o prefixo é “C”.

Para realizar TED ou DOC, é preciso saber os números da agência e conta, além do nome completo e CPF do titular da conta de destino.

Transferência: o que isso muda na minha vida

Caso você queira passar um dinheiro que está em sua conta para outra conta do mesmo banco que o seu, você poderá realizar uma transferência no conforto de sua casa pela internet, através do computador ou celular, e o dinheiro cairá na conta de destino em poucos minutos. Além disso, a tarifa de TEV é, em geral, mais barata do que as de TED ou DOC, podendo, inclusive, não ter custo algum.

Porém, se você precisa passar um valor para outra conta em um banco que não é o seu, você terá que fazer uma TED para que o valor caia no mesmo dia, em alguns minutos, ou um DOC, desde que o valor não ultrapasse R$ 4.999,99. Neste caso, a quantia cairá na conta de destino apenas no dia seguinte.

É comum que os bancos cobrem tarifas mais altas nestes dois tipos de transferência, mas, atualmente, as contas digitais têm oferecido esse serviço gratuitamente aos seus correntistas.

Veja também!