Tarifa de Abertura de Crédito / TAC – o que é e o que significa - Konkero

Tarifa de Abertura de Crédito / TAC - o que é e o que significa

Saiba o que é a tarifa de abertura de crédito – a TAC – e como ela ainda pode existir, apesar de ser proibida. 

A taxa de abertura de crédito, também conhecida como TAC, é uma taxa que muitos bancos e empresas que cedem crédito costumam cobrar na concessão do financiamento ou empréstimo. Ela é proibida por lei desde 30 de abril de 2008, mas as empresas costumam utilizar outro nome para escapar da fiscalização. A TAC serve como remuneração à empresa que cedeu o crédito.

Embora a taxa de abertura de crédito seja proibida, os bancos podem cobrar ainda uma taxa de cadastro, que pode ser confundida com a TAC. A cobrança deve ser feita uma única vez, no momento de início de relacionamento entre a instituição e o cliente.

Portanto, caso a pessoa queira fazer um empréstimo em um banco em que não tenha conta, a taxa de cadastro pode ser cobrada. Porém, caso ela feche um empréstimo em um banco em que já tenha conta, a cobrança da taxa é ilegal.

A tarifa de cadastro é permitida desde novembro de 2010 e sua função é financiar a realização de pesquisa em serviços de proteção ao crédito, base de dados e informações cadastrais necessárias no início de relacionamento.

Tarifa de abertura de crédito/ TAC: o que isso muda na minha vida

Ao solicitar um contrato de crédito em alguma instituição financeira, como um empréstimo ou financiamento, se atente para que não seja cobrada a taxa de abertura de crédito disfarçada de outra taxa.

Procure saber sobre tudo o que você pagará no contrato para poder comparar com outras empresas e não se deixar levar pelas palavras do gerente, caso a TAC esteja inclusa no pagamento total. Você corre o risco de pagar mais caro por causa de taxas com valores altos.

Veja também!