Sinistro – o que é e o que significa - Konkero

Sinistro - o que é e o que significa

Entenda o que significa sinistro e veja o que isso influencia em seu contrato de seguro. 

O sinistro é quando ocorre alguma situação não planejada, que cause prejuízo e já estava prevista no contrato de seguro. As colisões, por exemplo, são sinistros que seguros de veículos podem cobrir. É denominado sinistro apenas a ocorrência que está descrita na apólice do seguro. A partir do mesmo exemplo, caso o seguro de veículo não cubra colisões, a colisão que vier a acontecer não será um sinistro.

Quando o sinistro acontece, é responsabilidade da seguradora contratada indenizar o segurado de acordo com o contrato assinado.

Sinistro: o que isso muda na minha vida

Ao contratar um seguro de imóvel, veículo, vida ou outras modalidades, é importante se atentar aos sinistros descritos no contrato, para ter a segurança da cobertura em determinadas situações, ou já estar ciente de que a seguradora não contribuirá com a solução do problema em outras circunstâncias. Além disso, a quantidade e os tipos de sinistros que podem ser cobertos influenciam diretamente no valor a ser pago a cada mês.

Um carro, por exemplo, quando necessita da cobertura por conta de algum sinistro, se torna um veículo sinistrado, que pode gerar dificuldade no momento de venda pelo possível comprometimento de sua eficiência, mesmo com o preço mais baixo. Além disso, donos de veículos sinistrados também têm dificuldades em contratar seguros para seus carros, pois as seguradoras os veem como de alto risco.

Veja também!