SFH – O que é e o que significa - Konkero

SFH - O que é e o que significa

Entenda o que é o Sistema Financeiro de Habitação e saiba como funciona esse tipo de financiamento imobiliário.

juros-casa-propria

O SFH – Sistema Financeiro de Habitação é uma forma de financiamento imobiliário oferecido pelo Governo para facilitar a compra ou construção da casa própria a pessoas de diferentes rendas. O sistema, criado em 1964 e integrante da Lei 4.380, é o mais utilizado no Brasil.

As regras do SFH permitem o financiamento de até 80% do valor de imóveis que custem até R$ 1,5 milhão, incluindo despesas acessórias, que envolvem taxas com documentação e impostos. Esta condição é válida para todo o território nacional.

Esse sistema gerencia quase todos os tipos de financiamento imobiliário, proporcionando a flexibilidade de pagamento. Também pode ser feito em até 35 anos, com juros máximos de 12% ao ano, conforme definido pela lei. Quanto menor o prazo de pagamento, menores os juros. Por oferecer melhores condições do que financiamentos tradicionais, boa parte da população de renda mais baixa opta pelo SFH. Os recursos são provenientes de Cadernetas de Poupança ou FGTS.

SFH – Sistema Financeiro de Habitação: o que isso muda na minha vida

Através do SFH, é possível financiar mais da metade do valor de imóveis de até R$ 1,5 milhão, com um bom prazo para pagamento e baixas taxas de juros, que podem chegar até 12% ao ano. O Sistema Financeiro Habitacional é uma ótima opção para famílias que sonham com a compra ou construção da casa própria, mas não possuem condições para arcar com demais financiamentos.

Como o objetivo do sistema é facilitar a aquisição da casa própria, não é possível, perante a lei, alugar o imóvel durante o financiamento, visto que é uma situação que tem fins comerciais (o proprietário tem lucro), e não habitacionais.

Ao considerar obter um financiamento pelo SFH, é importante se planejar e saber qual banco pode oferecer a melhor taxa de juros. Você pode comparar aqui a taxa de juros cobrada nos maiores bancos do Brasil para o Sistema Financeiro da Habitação, a partir do banco com o menor percentual de juros.

Veja também!