Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – O que é e o que significa - Konkero

Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) – O que é e o que significa

Saiba o que significa o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito e entenda o que isso pode influenciar na sua vida.

O SPC – Serviço de Proteção ao Crédito é uma empresa que possui um grande banco de dados com informações de pessoas físicas ou jurídicas que têm dívidas vencidas e não foram pagas. Ou seja, quando você deve e não paga, seu nome é enviado para o banco de dados do SPC e fica sujo.

Depois, o SPC vende essa lista de maus pagadores para as lojas, bancos e empresas consultarem antes de fazer empréstimos e pagamentos parcelados. Atualmente, cerca de 1,2 milhão de empresas utilizam o serviço.

É comum confundir o SPC com o Serasa, ou pensar que são a mesma coisa. Entenda: o SPC é uma empresa de proteção ao crédito criada e patrocinada pelas associações comerciais. Já a Serasa é patrocinada pelas instituições financeiras, os bancos, que consultam a lista antes de conceder créditos e empréstimos aos clientes. Ambos os serviços têm como objetivo evitar a inadimplência.

SPC – Serviço de Proteção ao Crédito: o que isso muda na minha vida?

Deixar de pagar uma dívida pode fazer com que a empresa que sofreu a inadimplência envie seu nome para o SPC, dificultando quando você for fazer uma compra parcelada, um empréstimo ou financiamento. Isso porque a empresa analisa antes se você tem alguma dívida que não foi paga e, se tiver, pode se negar a fechar o negócio.

Caso o valor devido não seja pago, seu nome fica sujo por até cinco anos. Após esse período, seu nome sai do registro obrigatoriamente.  O SPC e o Serasa existem para dar mais segurança às lojas, bancos e empresas de que você é um bom pagador e não ficará devendo para elas mais tarde.

Para saber se seu nome esta sujo no SPC, você pode consultar em postos de atendimento disponíveis na sua cidade ou em plataformas digitais pagas.

Veja também!