Senai: cursos gratuitos para alavancar sua carreira

Conheça os cursos gratuitos oferecidos pelo Senai e conquiste um novo rumo para sua carreira.

O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial já é um velho conhecido dos brasileiros por oferecer cursos gratuitos no setor industrial. O que alguns não sabem é que além desses cursos, o Senai oferece também outras opções através do ensino a distância, em áreas como Automotiva, Construção Civil, Gestão e Planejamento, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho e TI, por exemplo.

Além disso, também é possível encontrar no Senai cursos nas modalidades de ensino técnico, cursos livres e ensino tecnólogo para graduação e pós-graduação.

Os cursos gratuitos do Senai

Cursos online

Os cursos online do Senai possuem carga horária total de 14 horas e são destinados a pessoas com idade mínima de 14 anos, que tenham concluído pelo menos a 6ª série do ensino fundamental.

Além destes requisitos, também é necessário ter conhecimentos básicos de Windows e Internet, ter acesso à internet e possuir e-mail pessoal.

Empreendedorismo

O curso prepara o aluno para a abertura de novas empresas em diferentes setores, seja com o intuito financeiro e econômico ou ainda voltados para questões sociais.

Finanças Pessoais

O curso prepara o aluno para administrar suas finanças e ter uma qualidade de vida financeira.

Fundamentos de Logística

O curso utiliza os princípios básico da logística para ensinar o aluno a usá-la de forma adequada em um ambiente empresarial dentro de um mercado globalizado.

Educação Ambiental

O curso abrange os princípios básicos da educação ambiental e preservação do meio ambiente, assim como a responsabilidade social.

Legislação Trabalhista

O curso explora os temas relacionados aos direitos do trabalhador, assim como do empregador, desde a sua contratação até o momento de sua dispensa e outros assuntos que interferem o Direito do Trabalho.

Segurança no Trabalho

O curso abrange as questões básicas para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

Para ver todos os cursos gratuitos do Senai oferecidos na modalidade online, clique aqui e selecione a aba “cursos gratuitos”.

Cursos presenciais

Os cursos presenciais são os conhecidos cursos técnicos que preparam os jovens para as mais diversas áreas tecnológicas no setor industrial. Todos os cursos oferecidos são gratuitos, mas todo semestre é recolhida uma pequena taxa dos alunos referente ao material didático impresso.

A maioria dos cursos possui a carga horária de 1.500 horas. O ensino médio técnico é o que possui a maior carga horária, sendo 3.760 horas no total.

Técnico de Edificações

O curso visa preparar o profissional para participar, planejar e supervisionar a execução de obras e ter o controle tecnológico dos materiais utilizados sempre de acordo com as normas de saúde e segurança no trabalho, além dos cuidados com o meio ambiente.

Carga horária: 1.500 horas.

Técnico de Qualidade

O curso prepara o aluno para executar atividades relacionadas a auditoria, controle e melhoria dos processos, produtos e sistema de gestão de qualidade.

Carga horária: 900 horas.

Técnico de Petroquímica

O curso promete preparar o aluno para controlar os processos petroquímicos, dentro dos padrões de qualidade, saúde e segurança do trabalho, além da preservação socioambiental.

Carga horária: 1.500 horas.

Técnico de Análises Químicas

O curso de Análises Químicas prepara o aluno para planejar e coordenar os processos laboratoriais e fazer análises químicas, físicas, físico-químicas, bioquímicas e microbiológicas.

Carga horária: 1.500 horas.

Técnico de Informática

O curso tem o objetivo de formar profissionais capazes de desenvolver programas para computadores, lendo e interpretando as linguagens de programação, aplicando a metodologia ao sistema operacional, banco de dados, etc.

Carga horária: 1.500 horas.

Técnico de Equipamentos Biomédicos

O curso tem o objetivo de formar profissionais capazes de realizar a instalação, execução e manutenção de equipamentos biomédicos.

Carga horária: 1.500 horas.

Técnico Têxtil

O curso de Técnico Têxtil prepara o jovem para atuar no controle e planejamentos dos mais diversos processos do setor têxtil, como tecelagem, fiação, malharia e beneficiamento.



Carga horária: 1.500 horas.

Para ver todos os cursos técnicos gratuitos do Senai oferecidos na modalidade presencial, clique aqui.

Veja também!




comentários