Seguro de automóveis / Seguro auto – O que é e o que significa - Konkero

Seguro de automóveis / Seguro auto - O que é e o que significa

Descubra o que é o seguro de automóveis e saiba como ele pode ser útil para você!

O seguro auto ou seguro de automóveis é uma modalidade criada para ajudar o consumidor com os possíveis prejuízos que ele possa ter com o seu veículo. Através do seguro auto, é possível ter cobertura de acidentes, roubo ou furto, problemas mecânicos, entre outras coberturas opcionais – como o carro reserva, por exemplo -, que podem ser adicionadas ou retiradas de sua apólice, de acordo com a necessidade.

Para contratar um plano, é preciso solicitar uma cotação às seguradoras, e verificar qual o melhor plano, qual proporciona maior comodidade que cabe em seu bolso. Após contratar o seguro de automóveis, o consumidor paga um valor à seguradora e conta com sua assistência para caso algum sinistro venha a ocorrer.

A seguradora, por sua vez, fica responsável por prestar o auxílio necessário em caso de sinistro. Ela pode efetuar o guinchamento do veículo por causa de acidentes ou problemas mecânicos, indicar profissionais de confiança que façam parte da rede credenciada da seguradora para fazer consertos no veículo e, caso o veículo seja roubado ou furtado e não seja recuperado pela empresa, ela dará um veículo novo, de valor igual ao coberto pelo seguro.

O valor do prêmio do seguro auto é influenciado por alguns fatores, como quantidade e tipos de coberturas, perfil do segurado e de quem irá dirigir o carro (idade, gênero, onde mora, etc), entre outras coisas. Além disso, quanto mais riscos o automóvel correr, mais caro será o seguro.

Seguro de automóveis/seguro auto: o que isso muda na minha vida

Contratar um seguro de automóvel deixou de ser uma questão opcional e passou a se tornar uma necessidade com o passar do tempo. Essa é uma forma de se sentir mais tranquilo ao sair de casa usando um bem que, em muitos casos, foi conquistado com bastante trabalho.

Ao contratar o seguro auto, você saberá que, caso algo desagradável venha a acontecer, você será amparado e contará com o auxílio de pessoas especializadas.

Porém, não deixe de se planejar e comparar as propostas entre as diversas corretoras do mercado. Muitas vezes, um seguro auto pode ser perfeito, mas não o perfeito para o seu caso. Pesquise antes, e nunca assine a apólice sem ler todas as cláusulas, se certificando de todas as coberturas e os seus deveres para com a seguradora. A franquia, por exemplo, é um valor que merece atenção, pois muitas vezes, os corretores podem abaixar o valor do prêmio enquanto aumentam a franquia, sem o cliente se dar conta.

Você pode ver se vale a pena contratar um seguro auto aqui!

Veja também!