Segurado – o que é e o que significa - Konkero

Segurado - o que é e o que significa

Saiba o que significa o termo segurado e entenda qual o seu papel em um seguro.

O segurado é a pessoa ou empresa que contrata o seguro em seu benefício ou para serventia de outras pessoas. A apólice do seguro é feita em nome de quem será beneficiado pelo seguro contratado.

Independentemente se for um seguro auto, residencial, de vida, saúde ou de qualquer outra modalidade, o segurado tem direitos e responsabilidades. Um dos direitos, por exemplo, é ter uma cobertura básica em qualquer que seja a modalidade do seguro.

Portanto, em um seguro auto, a cobertura básica obrigatória é contra incêndios, acidentes e roubos/furtos. Já em um seguro residencial, o segurado tem direito de ter, no mínimo, proteção contra incêndio, explosão e queda de raio. No seguro de vida, a seguradora deve, obrigatoriamente, indenizar o segurado em caso de morte natural ou acidental.

Outro direito do segurado é, independente da modalidade, receber a indenização no prazo estipulado pela SUSEP, a Superintendência dos Seguros Privados, que é o órgão regulamentador do mercado de seguros no Brasil.

Já entre as responsabilidades, estão o pagamento do prêmio em dia, o pagamento da franquia quando necessário, não mentir ou incluir dados falsos na contratação do seguro, entre outras.

Todos os direitos e deveres, tanto do segurado como da seguradora, devem estar descritos nas cláusulas da apólice do seguro, que proporciona segurança para ambos os lados do negócio.

Segurado: o que isso muda na minha vida

Caso você contrate um seguro, você será o segurado, devendo cumprir as suas responsabilidades com a seguradora. Porém, não se esqueça que você também tem direito. Afinal, você está pagando pelo plano. Assim, se atente ao assinar a apólice. Não deixe de ler todas as cláusulas, tendo a certeza de que todos os seus direitos estão assegurados no contrato e que você não será prejudicado.

É obrigatório que você receba uma cópia da apólice de seguros. Procure guardá-la com segurança para que, se houver algum sinistro com o bem segurado, você saiba se terá cobertura da empresa e de quanto será essa ajuda. Também mantenha os números de emergência da seguradora salvos no seu celular para conseguir acioná-la em alguma emergência.  

Veja também!