Score – o que é e o que significa - Konkero

Score - o que é e o que significa

Você sabe o que é score? Entenda o que é este número importante considerado em análises de crédito! 

O score é uma pontuação muito utilizada por bancos e instituições financeiras na hora de aprovar um limite de crédito para seus clientes. Dependendo dessa pontuação, o cliente pode ou não ser aprovado e ter acesso ao dinheiro solicitado.

Quanto mais alto o score, mais as chances de se conseguir o crédito, seja ele em forma de cartão de crédito, empréstimo ou financiamento. Isso porque ele representa a capacidade de alguém em quitar uma dívida sem que haja inadimplência, isto é, o quão bom pagador esta pessoa é.

Desta forma, o score considera o seu histórico de dívidas, os seus hábitos de consumo, a sua renda mensal, o seu emprego e estado civil, avaliando o seu perfil financeiro no geral.

A pontuação do score vai de 1 a 1.000. Um score de até 300 pontos é considerado baixo e representa um alto risco de inadimplência, dificultando a aprovação do crédito. Já um score de 300 a 700 pontos representa um risco médio, enquanto um score que tem mais de 700 pontos representa um risco baixo de inadimplência.

Score: o que isso muda na minha vida

A pontuação do score pode permitir que você tenha ou não um limite de crédito em determinado banco ou financeira. Sendo assim, é importante fazer com que esse número seja o mais alto possível, para que você não seja prejudicado quando precisar do crédito.

Algumas atitudes que podem colaborar para que seu score seja alto são: não ter o nome sujo, pagar suas dívidas em dia e manter seus dados atualizados.

Caso você esteja com débitos e o nome sujo na praça, busque negociar a dívida. Se tiver dificuldades com as contas, procure não gastar mais do que realmente pode e não se esquecer da data de vencimento de cada conta. E ainda, manter seus dados atualizados evita que haja divergência entre os dados analisados, o que faz sua credibilidade cair.

Além disso, sabendo da importância do score, é bom saber qual a sua pontuação antes de solicitar limites de crédito, evitando surpresas desagradáveis, como a não aprovação. Clique aqui para saber como consultá-lo.

Veja também!

Guia de palavras Konkero
Guia de palavras – Finanças Pessoais