Sazonalidade - o que é e o que significa

Descubra o que significa sazonalidade e o que isso muda na sua vida.

A sazonalidade consiste em períodos específicos do ano como estações do ano e feriados nacionais comemorativos. No caso dos negócios, o termo sazonalidade é usado para falar sobre as vendas, em relação aos meses em que você venderá mais e aos meses em que venderá menos.

Estas datas influenciam diretamente no planejamento de compras das grandes lojas e dos consumidores. Por isso, é fundamental avaliar os preços dentro e fora de épocas especificas para garantir o melhor preço e evitar prejuízos para o seu negócio. Fora da sazonalidade, o preço dos produtos pode chegar a cair pela metade do original.

As roupas mais leves, no verão, são mais caras, devido ao período ter uma temperatura mais alta. Por outro lado, as roupas de frio ficam mais baratas. Outros exemplos estão nos ovos de chocolate vendidos na páscoa. Durante o período festivo os preços são muito altos. Depois da data, os chocolates podem chegar à metade do preço. O mesmo vale para panetones e frutas natalinas.

Sazonalidade: o que isso muda na minha vida

Se você tem um negócio, procure identificar a sazonalidade das vendas. Isso é importante para conseguir aproveitar boas oportunidades nos melhores meses do ano e também para organizar as finanças e enfrentar os meses difíceis. Análise em que época o lucro foi maior ou menor e quais itens foram mais vendidos. Atualize os dados anualmente para que eles estejam de acordo com as tendências do mercado.

Donos de hortifrútis, por exemplo, devem organizar as demandas de compras de frutas sazonais para que elas não estraguem e causem prejuízos para o negócio. É necessário estudar os preços dos produtores e a qualidade dos alimentos para fazer a melhor escolha.

Se por ventura os produtos ficarem encalhados nas prateleiras, o ideal é separá-los e achar a forma mais viável de vendê-los o mais rápido possível. Geralmente alimentos sazonais possuem época certa de colheita e uma sensibilidade maior. Por isso é crucial ter cuidados ao manusear esses tipos produtos.

Um consumidor que irá viajar nas férias de fim de ano deve comprar as passagens pelo menos seis meses antes do período da viagem. Adquirir um pacote em cima da hora não é uma certeza e é mais caro. Escolher o destino com antecedência pode gerar um desconto e melhor proveito da sua viagem.

Comprar materiais escolares no início das aulas também não é aconselhável. Planeje com um mês de antecedência a ida às lojas e procure comércios atacadistas onde os produtos podem ser comprados em maior quantidade por um preço melhor. Evite levar as crianças. Isso pode desviar a atenção do que é realmente necessário e a compra sair mais cara.

Datas sazonais

Confira abaixo algumas datas sazonais que influenciam nas vendas dos negócios:

– Verão: bebidas, sorvetes, protetores solares;

– Carnaval: bebidas, artigos de festa;

– Volta às aulas: material escolar;

– Páscoa: ovos de chocolate;

– Dia das mães: presentes, roupas;

– Inverno: casacos, alimentos quentes;

– Dia dos pais: presentes, roupas;

– Dia das crianças: presentes, brinquedos;



– Natal: presentes em geral.

Veja também:

Guia de palavras – Negócios
Guia de palavras – Konkero


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.