Saldo negativo / Saldo devedor - O que é e o que significa

Tire suas dúvidas sobre o que é o saldo negativo / saldo devedor.

Quando você usa todo o dinheiro de uma conta, ela não zera totalmente. Os bancos não bloqueiam as transações e é possível continuar comprando normalmente. O problema é que, ao zerar uma conta e continuar efetuando compras, você pode ficar em estado devedor, ou seja, negativado.

O saldo negativo, também chamado de saldo devedor, é o valor gasto além do que existia de saldo disponível em conta. Desta forma, quando sua conta zera, o banco não bloqueia o uso do cartão de débito, por exemplo, mas os gastos que deveriam ser debitados do seu saldo atual ficam negativos, o que significa que você passa a dever aqueles valores ao banco.

A cobrança por esse saldo negativo costuma ser realizada assim que alguma quantia é depositada na sua conta, porém, a depender da instituição financeira e do período em que a conta ficou negativa, você pagará juros muito altos por isso. Grande parte dos inadimplentes aumentaram suas dívidas a partir dos juros do saldo negativo de uma conta.

Uma das principais soluções sugeridas pelos bancos é o cheque especial, porém, é fundamental ter cuidado ao adquirir esse tipo de acordo. Dependendo da instituição, as taxas de juros podem dobrar o valor da dívida e dificultar ainda mais o pagamento total dela. Fique atento e descubra a seguir como evitar ou reparar o saldo devedor com o seu banco.

Saldo negativo – Saldo devedor: o que isso muda na minha vida

Ficar com o saldo da conta negativo, ou até mesmo entrar no cheque especial, não costuma ser uma boa alternativa, principalmente pelas altas taxas de juros cobradas nesses casos. O ideal é que você esteja sempre atento ao saldo de sua conta e, em caso de negativação, busque por formas mais baratas de conseguir dinheiro, sem recorrer ao cheque especial, por exemplo.

Analise a situação como um todo. Se o valor da dívida ultrapassar a quantia disponível para efetuar o pagamento, corte alguns gastos para reunir o valor necessário. Caso ainda não dê para realizar o pagamento, recorra a uma negociação com o banco. Dependendo do valor da dívida, um acordo pode reverter o saldo negativo da melhor forma para ambos lados.

Um empréstimo também pode ser uma das soluções para o saldo devedor no banco. Porém, é necessário ter cuidado porque se trata de mais uma dívida. O banco pode, novamente, ajudar a sanar o saldo devedor fazendo um acordo. Mas é sempre bom lembrar que tudo deve ser bem planejado para que não vire uma bola de neve maior ainda.



Aproveite para se reeducar financeiramente. Momentos como esse exigem muita paciência e consciência para os gastos. Repense se aquela compra é mesmo necessária ou se a assinatura de um serviço tem a devida importância e não pode ser cancelada. Avalie suas economias e analise os itens que podem ser cortados para aumentar a renda e fugir das dívidas.

Veja também!

 


Compartilhe