Salário bruto – O que é e o que significa - Konkero

Salário bruto - O que é e o que significa

Entenda o que significa o termo “salário bruto” e como ele funciona.

Como-lidar-com-o-dinheiro-na-crise

O salário bruto é o valor definido entre a empresa e o funcionário no momento da sua contratação como remuneração pelo trabalho que será prestado, e o valor que é registrado na Carteira de Trabalho (CTPS). Porém, corresponde à quantia sem os descontos ou acréscimos que são feitos sobre esse salário.

Os descontos podem ser a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), assistência médica, contribuição sindical, atrasos e outros. Os acréscimos podem envolver bônus, adicionais de periculosidade, noturno, por tempo de serviços, entre outros.

O salário bruto pode ser visto em seu holerite, bem como o salário líquido. É sobre o salário bruto que é calculado o valor dos tributos descontados e os direitos como FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), 13º salário, férias, o Seguro-Desemprego, quando houver a necessidade, entre outros.

Salário bruto: o que isso muda na minha vida

O seu salário depende diretamente do valor de seu salário bruto. A menos que não seja descontado o imposto referente ao INSS e o Imposto de Renda não seja declarado, que é considerado crime grave, seu salário nunca será exatamente igual ao que foi definido em contrato e que consta em sua CTPS. Isso porque serão feitos descontos citados e podem ter outros, como o plano de saúde e odontológico, por exemplo.

Tanto os  descontos, como os acréscimos precisam ser detalhados na folha de pagamento e no holerite do funcionário. Vale ainda lembrar que quanto maior for o salário bruto do funcionário, mais descontos serão feitos do valor que ele tem para receber, uma vez que ele é a base sobre a qual são calculados esses descontos.

Portanto, não esqueça de que você não poderá receber seu salário bruto, e assim, planeje sua vida financeira com base em seu salário líquido, para não ser surpreendido.

Veja também!