Rotativo do cartão de crédito – O que é e o que significa - Konkero

Rotativo do cartão de crédito - O que é e o que significa

Entenda o que é o crédito rotativo e saiba como se livrar dele.

Como-usar-o-limite-do-cartão_web

O rotativo do cartão de crédito acontece quando o cliente, ao pagar sua fatura do cartão, paga apenas parte do valor total, fazendo com que determinada parte fique em aberto. Na fatura seguinte, além dos gastos do período de referência, também é cobrado o valor que não foi pago na fatura anterior, mais a incidência de juros.

O valor que ficou em aberto torna-se um crédito emprestado pela empresa que fornece o cartão de crédito, sendo chamado de crédito rotativo.

Até abril de 2017, o consumidor podia realizar o pagamento mínimo do cartão de crédito por vários meses, criando um ciclo rotativo. Isso fazia com que a dívida aumentasse cada vez mais, uma vez que juros altíssimos eram aplicados sobre o valor devido.

A partir desta data, o crédito rotativo é permitido apenas por 1 mês, fazendo com que as empresas ofereçam aos clientes que não conseguem pagar o valor total, formas mais flexíveis de pagamento, parcelando a dívida com juros mais baixos.

Rotativo do cartão de crédito: o que isso muda na minha vida

Ao realizar compras com o cartão de crédito e não pagar o valor total da fatura, você cria uma dívida que deve ser paga, já com juros, na fatura seguinte. Caso não seja possível o pagamento total, que inclui o valor em aberto da fatura anterior somado aos gastos do presente período, são disponibilizados métodos de parcelamento com juros mais baixos para que o cliente pague a dívida.

Antes mesmo de considerar ter um cartão de crédito, é importante ter sempre o controle de seus gastos. Compras parceladas podem ser atrativas, porém, se mal administradas, podem gerar problemas financeiros difíceis de serem resolvidos. Por isso, sempre consulte suas finanças antes de realizar alguma compra parcelada, pensando se conseguirá pagar as parcelas mensais, e procure sempre realizar o pagamento total da fatura.

Veja também!