Risco no contrato de seguro – o que é e o que significa - Konkero

Risco no contrato de seguro - o que é e o que significa

Saiba o que significa risco no contrato de seguro e qual a sua interferência na hora de contratar o serviço. 

O risco no contrato de seguro significa algum acontecimento que traz prejuízo ao segurado. A existência do seguro é diretamente ligada à possibilidade de riscos: risco de ser assaltado, risco de acidentes, risco de ir à falência, entre muitos outros.

Quando o risco acontece, chama-se sinistro. No contrato do seguro contratado constam todos os danos que são cobertos pelo acordo segurado. Antes de fechar o seguro com o corretor é possível escolher quais riscos você deseja obter no seu plano e conseguir a cobertura se houver sinistros.

Risco no seguro: o que isso muda na minha vida

O preço do seguro varia de acordo com o perfil de risco do segurado. Quanto mais risco, mais caro o seguro. Por isso, pessoas idosas pagam valores mais altos para seguro de morte do que pessoas jovens. Morar em um bairro ou cidade mais perigosa implicará em um seguro de carro mais caro. Homens jovens pagam mais pelo seguro de carro, por exemplo, pois tendem a se acidentar mais.

Atenção: não minta ou invente dados na hora de fechar um seguro. As seguradoras têm departamentos especializados em checar suas informações em caso de sinistro. E, caso identifiquem que alguns dos dados informados sejam falsos, elas não pagam a indenização.

Veja também!