Risco de crédito - O que é e o que significa

Entenda o que é o risco de crédito e como ele funciona no programa Minha Casa Minha Vida.

Entende-se por risco de crédito a possibilidade que o credor tem de não receber o dinheiro por parte do seu cliente, tendo, assim, um prejuízo.

O que isso muda na minha vida

Para prevenir o risco de crédito, os credores devem fazer uma análise de crédito antes de aprovar produtos financeiros a seus clientes.

No programa Minha Casa Minha Vida não é feita a análise de crédito para famílias que se enquadram da faixa I de requisitos do programa, ou seja, famílias de baixa renda. Assim, mesmo que o indivíduo tenha o nome sujo, será concedido o subsídio habitacional a ele, que tem renda familiar de até R$1.800,00 mensais.



Se esse indivíduo, que não passou por análise de crédito para fazer parte do programa Minha Casa Minha Vida, não tiver condições de manter o contrato e fazer os pagamentos mensais pela moradia que recebeu, o Governo Federal terá um risco de crédito.

Para famílias que se enquadram na faixa II e III do programa, o risco de crédito passa a ser muito mais baixo, já que eles não são a prioridade do programa Minha Casa Minha Vida e passam por análise de crédito para conseguir o financiamento.

Veja também!




comentários