RG / Carteira de Identidade – O que é e o que significa - Konkero

RG / Carteira de Identidade - O que é e o que significa

Entenda o que significa a sigla RG e saiba qual a importância desse documento!

Todo cidadão brasileiro desde o seu nascimento possui uma certidão de nascimento. Esse documento identifica o local de nascimento, os nomes dos pais, dos avós, a nacionalidade e, o principal, seu nome. Ao atingir uma idade mais avançada, além da certidão de nascimento, é fundamental tirar um documento menor, mas com a mesma finalidade de identificação.

RG é a sigla para Registro Geral, também chamado de carteira de identidade ou identidade, e trata-se de um dos principais documentos de identificação no Brasil. O RG contém o nome da pessoa, uma numeração única para cada cidadão, o nome dos pais, a nacionalidade e o órgão em que o documento foi retirado.

O uso do Registro Geral é obrigatório na maioria dos serviços públicos e privados que existem. Aberturas de contas, solicitação de outros documentos, comprovação de dados são alguns dos processos que exigem a apresentação do RG.

RG – Registro Geral: o que isso muda na minha vida

Usado para diversas finalidades, o RG é um dos documentos mais importantes de um cidadão, afinal, é este o documento que representa a sua identidade. Ele pode ser adquirido em postos de atendimento do governo, como o Poupatempo, Rio Poupatempo, Faça Fácil, Na Hora, Vapt Vupt e Tudo Fácil, além dos centros de identificação da Polícia Civil, com a primeira via gratuita.

É fundamental manter o documento em boas condições para usá-lo nos lugares. Dependendo do estado em que o RG estiver, ele pode ser recusado e causar transtornos para o portador. Vale saber que é proibido plastificar o Registro Geral definitivamente. Uma dica é colocar dentro de um plástico ou carteira, mas não o fechar totalmente. Em caso de perda ou roubo, é fundamental registrar um boletim de ocorrência. Ele substitui o documento original até que outra cópia seja solicitada.

Se você perdeu o RG, saiba como e onde conseguir a segunda via clicando aqui.

Algumas unidades de atendimento indicam a troca do RG no período de 10 anos. Essa ação é necessária por causa da foto anexada ao documento. A substituição é fundamental para saber que o indivíduo é portador daquele documento. O uso da fotografia no documento é obrigatório. Se houver rasuras ou cortes na imagem, as instituições não podem aceitar o documento como identificação.

Nos últimos anos, o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) pôde ser colocado junto com as informações do RG. Isso eliminou o uso do cartão apenas com o número do cadastro e tornou o Registro Geral – RG ainda mais indispensável.



Em 2018, um novo documento de identificação foi criado para facilitar a reunião de dados do cidadão. O Documento Nacional de Identificação, DNI, tem o número do RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação, a CNH e o título de eleitor. Essa identidade será feita nas agências dos Correios com o objetivo de reunir os principais dados solicitados pelos órgãos públicos.

Veja também!

 


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online no ibi Digital.