Renda fixa – O que é e o que significa - Konkero

Renda fixa - O que é e o que significa

Entenda qual o significado de Renda Fixa e nunca mais tenha dúvidas quando for investir!

Renda fixa é o nome dado aos modelos de investimento em que é possível saber qual será o rendimento antes da aplicação, no caso de taxas prefixadas, ou quais serão os cálculos realizados para o rendimento, no caso das taxas pós-fixadas. Trata-se de uma forma menos arriscada de investir e costuma ser a opção dos investidores iniciantes ou com perfil conservador, que são aqueles que procuram por investimentos onde não tenha riscos, ou que eles sejam bem baixos.

Sendo um investimento considerado seguro, ele conta com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante a restituição de até R$ 250 mil em caso de quebra da instituição financeira, protegendo o investidor de arcar com o prejuízo.

Renda fixa: o que isso muda na minha vida

Os investimentos de renda fixa costumam ser formas mais seguras de investir, apesar de geralmente ter rentabilidade mais baixa do que os títulos de renda variável. De qualquer forma, se você tem pretensão de investir, mas sabe que pode precisar do dinheiro em um curto prazo, por exemplo, títulos de renda fixa são uma boa opção. Além disso, eles também são ótimas opções para quem está começando a investir e gostaria de entender melhor sobre como funciona esse mercado.

Ao investir em renda fixa, é como se o investidor emprestasse dinheiro à instituição através da qual fez o investimento. Com esse dinheiro, projetos são financiados, dívidas podem ser pagas, além de viabilizar o desenvolvimento de algumas áreas importantes para a economia do país. Em troca, o investidor recebe os juros, ou seja, o rendimento, que é como se fosse a sua remuneração por ter “concedido o empréstimo”.

Confira abaixo alguns exemplos de investimentos em renda fixa:

Veja também!