Quando colocar as contas em débito automático

Descubra qual o melhor momento para colocar suas contas em débito automático e evite transtornos. Confira!

Para não esquecer as datas de pagamento das suas contas ou se preocupar em ir até o caixa eletrônico, que tal usar a opção de débito automático?

Esse serviço permite o agendamento do pagamento de quase todas as despesas da casa – como conta de água, luz, telefone e até parcelas do IPVA e IPTU.

Funciona assim: no dia do vencimento, o valor que você precisa pagar é descontado da sua conta corrente. Por exemplo: se você colocou a conta de luz no débito automático e ela vence todo dia 20, nesta data o valor será retirado da sua conta.

Quando o dia de pagar a fatura cair em um feriado ou final de semana, o valor será descontado no primeiro dia útil após a data. Nesse caso, você não precisará se preocupar com multas ou juros, pois não será um atraso.

Como programar o débito automático

Na maioria dos bancos você pode fazer o cadastro das contas pela internet, no internet banking, ou pela central de atendimento. Esse serviço é gratuito e costuma ser rápido. Se você preferir, também pode ir à agência onde tem conta e cadastrar o serviço.

Apesar disso, é muito importante sempre conferir o valor da conta antes do vencimento. Assim, se houver cobrança errada ou com problema, dá tempo de avisar o banco para que não realize o pagamento.



Conta corrente sem dinheiro

Quando o dia do pagamento chega, mas não há dinheiro suficiente na conta corrente, duas situações são possíveis: o banco usa o limite de crédito pré-aprovado da sua conta (ou cheque especial) e você corre o risco de pagar uma taxa por isso, ou o pagamento não será feito – e com certeza você vai pagar uma multa. Por isso, confira sempre se a conta corrente terá dinheiro suficiente nas datas em que programou os débitos automáticos.

 




comentários