Preço de custo - O que é e o que significa

Entenda o que é o preço de custo e o que ele afeta no preço final dos produtos.

Saiba-como-retirar-remédios-gratuitos-pelo-SUS!

O preço de custo é aquele cobrado sobre os produtos ou serviços e equivale apenas ao custo necessário para a matéria prima e mão de obra. Ou seja, nele não é acrescentado o lucro por parte de quem venderá o produto, nem valores referentes à estocagem, custos básicos – como energia, água e aluguel, por exemplo – e o salário do vendedor.

O que isso muda na minha vida

Quando se fala em medicamentos de referência, aqueles que possuem marca, sabe-se que além do gasto da indústria com os materiais e mão de obra necessários para a sua concepção, também são incluídos os mais diversos custos no preço do medicamento, além dos testes que precisam ser realizados para garantir a sua eficácia nos tratamentos a que se destinam.

Ao contrário do que acontece com os medicamentos de referência,  os medicamentos genéricos, não precisam passar por testes para a sua eficácia, pois contam com uma fórmula baseada em medicamentos de referência, que já foram testados e aprovados. Sendo assim, o custo para a produção de um medicamento genérico costuma ser mais baixo, o que explica o motivo pelo qual eles custam menos do que os medicamentos das grandes marcas.

No programa Farmácia Popular todos os medicamentos são vendidos com preço de custo. A partir deste programa, os remédios passam a ser distribuídos entre a população por preços mais acessíveis, principalmente a pacientes do SUS, que necessitam de medicamentos e não tem dinheiro para sua compra.

Veja também!




comentários