Portão de embarque – O que é e o que significa - Konkero

Portão de embarque - O que é e o que significa

Entenda o que é o portão de embarque e para que ele serve.

O portão de embarque é a porta de entrada para o avião. Ele fica localizado na sala de espera do aeroporto, para os passageiros que estão aguardando o seu voo. Ele pode ser ligado ao avião por uma plataforma especial, ou pode dar acesso à pista dos aviões. Nesta pista, os passageiros podem ser levados de ônibus até as aeronaves.

Geralmente, sua identificação está no cartão de embarque e nas telas espalhadas na sala de embarque. Também é comum que os atendentes das companhias aéreas nos aeroportos digam aos passageiros por qual portão de embarque eles devem passar.

Portão de embarque: o que isso muda na minha vida

É através do portão de embarque que o passageiro fará a conexão até o avião a partir da sala de espera. O número do portão pelo qual você embarcará no avião será informado no balcão de check-in e, também deverá constar no seu cartão de embarque. Ele também aparecerá nos monitores na sala de espera. É importante ficar atento aos monitores, pois eles indicam caso haja alterações em seu portão de embarque.

É importante que o passageiro chegue à sala de espera e aguarde o seu voo com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário de saída do avião em casos de viagens domésticas, as que são para lugares dentro do Brasil. Já para viagens internacionais, o recomendado é chegar 60 minutos antes, conforme regra da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Apesar disso, as próprias companhias aéreas também podem disponibilizar o horário de chegada nos cartões de embarque de seus passageiros.

Com 20 minutos para a decolagem do avião, o embarque se encerra e nenhum passageiro poderá passar pelo portão de embarque.

Veja também!