Parcelamento de fatura do cartão – O que é e o que significa - Konkero

Parcelamento de fatura do cartão - O que é e o que significa

Entenda o que é o parcelamento de fatura do cartão de crédito e como ele funciona.

Cartão-de-crédito-nacional-ou-internacional-qual-ter

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma das possibilidades de pagamento oferecidas ao cliente quando ele recebe sua fatura. Caso não tenha o dinheiro para quitá-la de uma única vez, ele pode optar por parcelar o valor total da fatura daquele mês, e assim, a dívida total é dividida em parcelas e cobrada nas faturas seguintes, de acordo com a quantidade de meses escolhida no parcelamento. Com isso, o cliente foge do pagamento mínimo do cartão e de entrar no crédito rotativo, que possui taxas de juros mais altas.

Esse parcelamento da fatura é um método mais flexível de pagamento, pois garante um respiro ao cliente que está com o bolso apertado naquele mês e permite a renegociação, caso haja a falta do pagamento de alguma parcela. Porém, acaba comprometendo o limite do cartão. Com o constante pagamento das parcelas, ele vai voltando ao normal, porém, sua normalização é devagar e acontece de mês a mês. Além disso, como as parcelas sofrem incidência de juros, o valor pago ao final é maior do que o devido inicialmente. Normalmente, quanto maior o número de parcelas, mais altos são os juros e, assim, mais alto o valor pago.

Parcelamento de fatura do cartão: o que isso muda na minha vida

Realizar o pagamento mínimo da fatura e usar o crédito rotativo do cartão de crédito como forma de facilitar o pagamento da fatura pode não ser a melhor opção. Isso porque as taxas de juros cobradas são altas e o cliente não tem a certeza do valor que virá na próxima fatura, porque são somados juros ao valor pendente para pagamento e o cliente se vê obrigado a pagar o valor restante da fatura anterior, somado ao da fatura atual, ou parcelar a fatura.

Caso você não tenha o valor total da dívida para quitar sua fatura do cartão de crédito, pode optar por fazer o parcelamento dela. Com isso, você poderá dividir todo o valor da dívida, pagar parcelado e mesmo levando em consideração os juros que serão cobrados, as taxas são menores, se comparadas com as do crédito rotativo.

As opções de parcelamento podem vir detalhadas na sua fatura, mostrando o valor mensal, a taxa de juros e em quantas vezes o parcelamento pode ser feito. Para contratar, você pode fazer o pagamento de acordo com o valor do parcelamento detalhado na fatura até o dia do vencimento.

É importante lembrar que o parcelamento da fatura só é válido para a dívida existente. Assim, novas compras realizadas com o cartão terão seu valor normal cobrado nas próximas faturas, que pode fazer você se endividar, caso não tenha o controle de suas compras. Para solucionar este possível problema, você pode entrar em contato com a central de atendimento e pedir o bloqueio do seu cartão de crédito até quitar todos os valores pendentes.

Veja também!