O que fazer se não recebi a guia do IPTU - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

O que fazer se não recebi a guia do IPTU

Se você não recebeu a guia do IPTU em sua casa, não se engane, você ainda terá que pagar o imposto. Confira como emitir a segunda via do IPTU!

Começo de ano é o período de pagar diversas contas importantes, entre elas o Imposto Predial e Territorial Urbano, ou IPTU. O imposto é cobrado pelas prefeituras regionais de proprietários de casas, apartamentos, salas comerciais e terrenos.

A guia de pagamento desse imposto é enviada para a casa de cada dono de imóvel. Mas às vezes algo acontece e esse papel não chega. E aí, você sabe o que deve ser feito? Entenda mais sobre como consultar a guia do IPTU.

O que fazer se a guia do IPTU não chegar

Se você não recebeu a guia de recolhimento do IPTU dentro do prazo marcado, não quer dizer que está livre de pagar o imposto. Trata-se de uma conta diretamente com a prefeitura. Logo, os casos em que não há o pagamento do IPTU podem gerar dívidas ativas.

Nesse caso, você precisa pedir a emissão da 2ª via na subprefeitura mais próxima da sua casa ou imprimir o boleto pela internet. No estado de São Paulo, por exemplo, os boletos bancários do IPTU podem ser emitidos no site da prefeitura.

Para isso, você deverá informar o número de cadastro do imóvel, que é impresso no carnê do IPTU. Ou seja, se você tem uma guia de IPTU antiga, pode encontrar o número lá.

E lembre-se: se você atrasar o pagamento, terá que pagar multa e juros. Então, programe-se e não deixe a data passar!

As parcelas do IPTU têm data certa para serem pagas

Os proprietários de imóveis e terrenos devem ficar atentos em relação à data de vencimento do IPTU. Como qualquer outra conta, o atraso do pagamento do imposto causa multas, o que pode aumentar a dívida. A data limite para pagar a cota única ou as parcelas do IPTU variam conforme o envio da notificação feito pela prefeitura. Em caso de dúvidas, procure a subprefeitura da sua região.

Pagar à vista ou parcelar o IPTU: qual é a melhor opção?

O pagamento à vista do IPTU tem desconto em grande parte dos estados brasileiros. Ao invés de pagar somente a primeira parcela no início do ano, quem escolhe pagar a cota única consegue diminuir o valor do imposto. No entanto, o começo de ano costuma ser um período em que muitas dívidas costumam chegar, entre elas o IPVA, seguro do carro e os gastos com materiais escolares. Por isso, vale a pena dividir o valor do imposto e pagá-lo durante alguns meses.

Antes de efetuar o pagamento da primeira parcela, calcule todos os gastos que você terá nos primeiros meses do ano e veja se você terá como pagar o IPTU de uma vez só. Caso contrário, escolha o pagamento parcelado, porque, mesmo que demore mais para quitar o imposto, não há acréscimos de juros se o proprietário pagar as mensalidades em dia.

Veja também!