O que é o licenciamento do veículo

Saiba por que você deve manter o CLRV regularizado e fique por dentro as principais regras desta documentação

Quando você compra um carro, precisa manter a documentação em dia para não correr risco de levar multas ou, pior, ter o carro apreendido. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), também chamado de licenciamento, faz parte desta documentação. Ele deve ser feito anualmente e tem um preço, que varia conforme cada Estado. Confira aqui as principais regras sobre este documento.

O saber sobre o licenciamento

O CRLV é obrigatório, e isso significa que você terá que renová-lo todo ano. Além disso, deverá levar o licenciamento enquanto estiver dirigindo o carro, pois o porte do documento também é obrigatório. Se você for pego sem ele, além da multa, pode ter o veículo apreendido.



Vale saber que você só consegue licenciar o carro quando quitou todas as multas que recebeu e acertou o pagamento do IPVA dos anos anteriores. Caso contrário, o pagamento do CRLV será bloqueado.

Como não existe uma regra em relação ao valor da taxa paga anualmente, cada Estado define quanto cobrará por isso. O prazo de pagamento também será diferente conforme o lugar onde você mora, então, não deixe de consultar o site do Detran do seu Estado. Quem perder o prazo do pagamento terá que acertar o valor com multas, além de correr o risco de ser pego com a documentação irregular. A primeira parcela costuma vencer logo em janeiro, portanto, fique de olho nas datas.




comentários