O guia para fazer um churrasco bom e barato - Konkero

O guia para fazer um churrasco bom e barato

Confira as dicas para economizar e fazer um churrasco excelente para os seus amigos e familiares!

Se você gosta de fazer um bom churrasco no fim de semana com sua família e amigos, saiba que até mesmo para esse tipo de lazer e diversão é possível economizar bastante. Pensar na quantidade ideal de ingredientes, incluindo carnes, bebidas e acompanhamentos é um bom começo para gastar menos na hora das compras.

Com auxílio das dicas da Konkero e calculadoras especializadas em descobrir a quantidade ideal de comida e bebida para seus convidados, saiba como fazer o seu churrasco valer a pena!

Organize-se

Após decidir que vai fazer o seu churrasco, se organize com uma planilha. Descubra quantas pessoas estarão presentes, quantos quilos de carne e comida serão necessários para cada um, quantas e quais bebidas você deve comprar, entre outros.

Existem sites e aplicativos que auxiliam na hora do cálculo necessário para fazer o seu churrasco sem dor de cabeça! Entre os aplicativos mais completos estão o Churrascômetro, disponível para iOS e Android, o Guia do Churrasco, também disponível para iOS e Android e o site do Embaixador do Churrasco.

Dica: Antes de fazer a compra das carnes e produtos para o seu churrasco, confirme a lista de quem irá comparecer. Assim, você compra a quantidade certa de ingredientes e ainda economiza na compra final.      

Procure peças de carne mais em conta

Na hora de selecionar as carnes para o seu churrasco, não escolha apenas a picanha ou a maminha. Existem diversos outros pedaços mais baratos e tão deliciosos quanto esses. Como por exemplo, filé de costela, linguiça, frango, alcatra, entre outros.

Aproveite as ofertas

Sempre que você for fazer um churrasco com sua família e amigos, aproveite para dar uma olhada nas ofertas, principalmente de bebidas. Além disso, consulte sempre açougues de confiança e aproveite para comprar carnes com preços mais atrativos.

Geralmente, supermercados tendem a aumentar o preço das peças de carnes, principalmente em datas comemorativas, como finais de campeonatos esportivos, festas de fim de ano ou no dia dos pais. Por isso, recorra aos açougues da sua região. Dependendo da quantidade de ingredientes do churrasco, vale mais a pena comprar em um desses comércios ou atacadistas de carnes.

Aperitivos

Para não gastar muito em carnes, compre e faça alguns aperitivos para acompanhar o seu churrasco. Pão de alho, arroz, salada, vinagrete, farofa são algumas das opções que podem render boas alternativas de refeição para os seus convidados, que, inclusive, podem ajudar a montar o cardápio. Dependendo da ocasião, peça para familiares e amigos trazerem alguns pratos, bebidas ou sobremesas.

Evite mexer no carvão com frequência

Ficar mexendo no carvão o tempo inteiro pode fazê-lo queimar mais rápido, por isso, apenas mexa quando ele já estiver com muitas cinzas. Assim você não vai precisar trocá-lo com muita frequência, apenas quando for realmente necessário.

Antes de acender a churrasqueira, o ideal é colocar o saco de carvão exposto ao sol. Logo, o rendimento dele será melhor, devido à adaptação da temperatura.

Dica extra para melhorar a qualidade do seu churrasco 

Não acenda a churrasqueira com gasolina ou álcool. Durante a combustão desses produtos, as carnes podem ficar com cheiro e sabor desagradáveis. Procure outras opções mais seguras, como o óleo de cozinha quente, e utilize papel toalha e fósforos com tamanho maior para acender o carvão e fazer um ótimo churrasco!

Com essas dicas, você pode realizar um churrasco sem dor de cabeça com cálculos complicados. Não esqueça de utilizar as calculadoras, aplicativos e sites para fazer uma excelente refeição.  Além disso, lembre-se de não se limitar a carnes caras e grandes quantidades. Faça um churrasco com peças deliciosas e aperitivos que todo mundo gosta!

Veja também!