Nota promissória – o que é e o que significa - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Nota promissória - o que é e o que significa

Saiba o que é a nota promissória e qual a sua importância quando um empréstimo é feito.

A nota promissória é um documento com valor judicial e que é utilizado quando alguém deve alguma quantia em dinheiro para outro alguém. Por meio dela, quem emprestou o dinheiro tem a garantia de que receberá o que lhe é devido na data e no local indicados na nota.

Quando existe dívida entre uma pessoa e um banco ou instituição financeira, um contrato é assinado como garantia de que cada uma das partes envolvidas irá cumprir com o que foi acertado na negociação. Já quando a dívida é criada sem ter uma empresa financeira envolvida, a nota promissória é a garantia de que o devedor irá cumprir com o prometido e devolver o valor que lhe foi emprestado.

Na nota promissória, quem emprestou o dinheiro é o “beneficiário” ou “tomador”, e quem pegou emprestado é o “emitente” ou “subscritor”, também responsável pela emissão da nota. No documento devem conter os dados dos envolvidos, como nome e CPF, o endereço completo do emitente, o valor devido e a data, cidade e estado onde o pagamento será efetuado. A nota promissória também deve ser assinada pelo emitente e não pode conter rasuras.

Nota promissória: o que isso muda na minha vida

Se em algum dia você precisar de dinheiro e pegar emprestado com um amigo ou familiar, ou ainda comprar algo em um estabelecimento que vende fiado, você deve emitir uma nota promissória como garantia de que fará o pagamento a quem te ajudou. Esse documento ficará com o seu credor e só voltará para você quando a dívida for quitada. Já se você for o credor, é sempre recomendável que você solicite uma nota promissória ao seu devedor.

Mesmo sendo utilizada em ocasiões informais, lembre-se que a nota promissória tem valor judicial, ou seja, é válida perante a justiça, assim como um contrato.

Portanto, caso você seja o emitente e não pague a dívida conforme indicado na nota, você corre o risco de ter que resolver o caso na justiça, e o mesmo ocorre caso você seja o beneficiário e não receba o dinheiro na data e local corretos.

Veja também!

Guia de palavras – Konkero
Guia de palavras – Finanças Pessoais