Nome sujo - O que é e o que significa

Entenda o que significa ter o nome sujo e como resolver a situação.

A-empresa-pode-negar-o-empréstimo-porque-já-tive-o-nome-sujo

Ter o nome sujo significa que você é cadastrado em um dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), o CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos) e a Serasa Experian, devido a uma dívida que não foi paga.

O que isso muda na minha vida

Quando você deixa de pagar uma dívida, após 15 dias do vencimento da mesma, o credor pode acionar o Cartório de Protesto para informar e tentar um contato com você por meio da justiça. Além disso, o credor também pode incluir seu nome no cadastro de devedores dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC, que faz análise de crédito para lojistas, e a Serasa, que faz análise de crédito para bancos e instituições financeiras.



O cadastro é realizado por meio do número do seu CPF e você será notificado com um aviso prévio. Após receber o aviso prévio, você deve comparecer ao estabelecimento que incluiu seu nome ao cadastro de devedores e quitar a dívida.

Caso você não pague, seu nome vai continuar sujo, ou seja, com cadastro ativo, e quando precisar de um empréstimo ou cartão de crédito, a instituição financeira pode se negar a fazer devido ao seu nome sujo – o que leva a crer que você é um mal pagador.

Veja também!




comentários