Nome no Serasa – O que é e o que significa - Konkero

Nome no Serasa - O que é e o que significa

Entenda o que significa ter o nome no Serasa e como resolver a situação.

A-empresa-pode-negar-o-empréstimo-porque-já-tive-o-nome-sujo

Ter o nome no Serasa significa que você foi incluído no cadastro de devedores do órgão, pois deixou de pagar uma dívida a um credor. Quando isso acontece, você fica com o nome sujo ou negativado.

A Serasa é uma empresa para a qual as empresas que não receberam o dinheiro de seus clientes enviam os nomes de seus devedores. Assim, é formada uma lista de maus pagadores, que é consultada, principalmente por bancos, antes de fechar negócios com seus clientes, como empréstimos e financiamentos. Dessa forma, o banco ou instituição financeira sabe qual o risco de ceder crédito para cada pessoa, podendo se negar a fechar a negociação.

Uma empresa semelhante ao Serasa é o SPC – Serviço de Proteção ao Crédito, que, da mesma forma, possui uma lista com os nomes dos maus pagadores. Porém, enquanto a lista do Serasa é consultada por bancos e instituições financeiras, a lista do SPC é consultada por empresas comerciais. Por essa razão, muitas vezes, as pessoas podem se confundir e pensar que as duas empresas são a mesma, mas há essa diferença.

Nome no Serasa: o que isso muda na minha vida

Quando você deixa de pagar uma dívida, o credor te envia uma carta informando que o seu nome será incluído no cadastro de devedores do Serasa. Geralmente, você tem até 10 dias após o envio da carta para regularizar a situação, seja pagando toda a dívida ou renegociando.

A Serasa é um órgão que faz análise de crédito para bancos e instituições financeiras, então, ter o nome no cadastro deste órgão pode dificultar o processo, caso você precise de um empréstimo, cartão de crédito ou financiamento para as suas compras. A partir do número do seu CPF, o banco pode verificar se você tem cadastro ativo no Serasa, e, caso tenha, pode entender que você não é um bom pagador e se recusar a lhe ceder o crédito.

Portanto, busque sempre pagar em dia suas dívidas, evitando que seu nome fique sujo, no Serasa ou em qualquer outra lista de devedores. Caso ocorra de você não conseguir pagar todas as suas dívidas e seu nome ficar negativado, a própria empresa Serasa disponibiliza ao cliente maneiras de negociar a dívida e limpar seu nome, como o Feirão Limpa Nome Online da Serasa.

Para saber se seu nome está no Serasa, você pode realizar a consulta online e de graça! Confira nesse passo a passo como fazer.

Veja também!